Pesquisar

 
O CEARTE - CONHECER, EXPLORAR, ANDAR, REGISTAR, EXPERIMENTAR, INICIOU A 4ª EDIÇÃO .
3 1 710 999
11 de Março de 2017

No passado dia 11 de março foi realizada a primeira a ação “Na Oficina do Carpinteiro”, em Ervedosa do Douro na Carpintaria do Semião Oliveira. O carpinteiro mostrou toda a maquinaria industrial, artesanal e os diversos processos de trabalhar a madeira, sendo ainda realizado com os participantes trabalhos de carpintaria.

A 25 de março decorreu no Salão de Exposições em S. João da Pesqueira a ação “Vou às Compras”, onde, num primeiro momento, dinamizado pelo Gabinete de Empreendedorismo do Município e por uma Técnica da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de S. João da Pesqueira, os participantes tomaram conhecimento da história do dinheiro, da sua importância e estratégias para o poupar. Posteriormente, os participantes aplicaram esses conhecimentos num “mercado” recriado pela equipa do Cearte. Neste “mercado” foram colocados diferentes produtos em vários espaços, designadamente, a peixaria, a charcutaria, a padaria, os lacticínios, os produtos de limpeza, os legumes e frutas, e num ambiente “de faz de conta de que sou crescido”, os participantes munidos de uma determinada quantia em dinheiro foram às compras, auxiliados por uma lista, tornando-se, assim, responsáveis por aquilo que queriam comprar e gastar.

Durante a tarde, os participantes rumaram até à cozinha da Esprodouro-Escola Profissional de S. João da Pesqueira, onde coordenados pela professora Liliana Moreira e com o auxilio de um grupo de alunos do Curso Técnico de Restauração - Restaurante - Bar, aprenderam a fazer um pequeno-almoço/lanche saudável, com diferentes texturas e sabores, tais como, a gelatina, iogurte, fruta e cereais.