Pesquisar

 
VIAGEM A FRANÇA
2222 1 710 999
01 de Agosto de 2016

A CPCJ - Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco, o CLDS de S. João da Pesqueira (PI+PA 3G) e a Associação Bagos D´ouro em parceria com o Município de S. João da Pesqueira e de Bessancourt / França, proporcionaram a um grupo de jovens do concelho que são acompanhados pela CPCJ e Bagos D´ouro, a possibilidade de conhecerem durante uma semana, a vila de Bessancourt e a cidade de Paris, permitindo a estes jovens vivenciarem uma nova realidade cultural e adquirem novas competências sociais.

Foi uma semana muito intensa e com um programa muito diversificado que certamente ficará para sempre na memória destes jovens.

Aqui fica o testemunho de uma das jovens que a CPCJ indicou para participar na viagem a França e que nos relatou o que vivenciou durante a semana da estadia em terras gaulesas.

Filipa (Nome fictício) 

Idade: 14 anos

Viagem a França

"Olá, neste (pequeno) texto vou falar da experiência que me foi oferecida pelo PI+PA de ir à França. Antes de mais quero agradecer, por esta grande oportunidade de ter ido a um país estrangeiro, tão bonito e acolhedor. Gostei bastante dos monitores, tanto dos portugueses como dos franceses, eram responsáveis, justos e amigos. Penso que os monitores desempenharam muito bem o seu papel. Gostei muito também dos jovens franceses, embora não socializa-se tão bem com eles, quanto os meus colegas portugueses, mas era compreensível, esta experiencia serviu também para isso, para desenvolvermos uma língua estrangeira (o francês). Ainda para mais ajudou-me imenso, visto que ando em francês na escola. Falando de outros costumes, salta-nos logo à ideia a comida, não era nada do meu agrado para ser sincera, mas é natural, é outra cultura obviamente que têm outros hábitos. Mas claramente que adorei o pão, os croissants e a fabulosa manteiga. Das atividades que realizamos, de todas elas, subir à torre Eiffel foi a que mais gostei, foi fantástico, tem uma vista sobre a cidade de França espetacular, foi pena termos subido só ao 2.º andar. Delas a que menos gostei foi a do Parc Asterix, não por não gostar desse tipo de diversões… mas por ter tido em si um mau dia (tendo comido no dia anterior uma salada com “aqueles molhos” que me causaram dores no estômago). Resumindo e concluindo, adorei esta viagem, mas aquela semaninha passou rápido. Mais uma vez um muito obrigado ao PI+PA e a toda a gente que nos proporcionou esta viagem, incluindo os monitores que tiveram que saber lidar connosco, e também à Câmara de Bessancourt, que nos recebeu de excelente forma."