Pesquisar

 
Como nasceu o Projecto

Inaugurado no dia 12 de Fevereiro de 2003, o Museu Eduardo Tavares concretiza uma aspiração de S. João da Pesqueira que lhe permite homenagear e divulgar uma parte da obra deste artista.

O Museu Eduardo Tavares, está localizado na Praça da República, núcleo do centro histórico da vila, envolvida por edificações que remontam ao século XVI, de carácter civil, religioso e militar, subsistindo ainda elementos da antiga fortaleza medieval aqui existente.

O edifício apresenta uma fachada de feição barroca que ostenta a pedra de armas real e foi mandado edificar por D. Maria I em 1794. Ali se estabeleceram, sucessivamente, diferentes serviços de carácter público. Primeiro, funcionou como sede do poder municipal para, a partir do início do século XX, ali ser instalada a Cadeia da Comarca após a transferência da Câmara para um edifício na Avenida Marquês de Soveral.

Em 2001 um projecto de restauro iniciou obras de beneficiação e adaptação do edifício com a intenção de abrir ao público o Museu Eduardo Tavares, o que acontece em 2003. Marco cultural onde permanece a memória do poder de uma vila, poder judicial e político, o edifício da Praça da República mantém a sua vitalidade, investido destas novas funções que identificam outras facetas de S. João da Pesqueira.