Pesquisar

 
PR 2 - Pequena Rota das Vinhas

Descrição

O percurso pedestre “Rota das Vinhas” é composto por dois circuitos que quase se tocam formando um oito, sendo a sua parte mais estreita em Ervedosa do Douro possibilitando assim, a realização do percurso em duas etapas.

A maior, com cerca de 17 quilómetros, inicia-se nas proximidades da sede da Junta de Freguesia de Ervedosa do Douro, dirige-se ao cemitério, passa pela Qt.ª de Valdormir desce de seguida, por entre vinhas, para o rio Douro. Na descida avista-se deslumbrante paisagem sobre o rio e as suas encostas de vinhedos. Passa-se pela Qt.ª da Gricha, avista-se a Qt.ª de Vila Velha e a Qt.ª de Roriz, seguindo-se depois pela margem sul do Douro, no sentido da Foz.

Após a passagem pela Qt.ª de S. José e um pouco antes da Qt.ª da Teixeira, inicia-se a subida para a Furada entrando-se em Ervedosa pela Cooperativa Agrícola. Para a segunda parte do percurso, esta pelas maravilhosas encostas do rio Torto, ruma-se ao moderníssimo quartel dos Bombeiros Voluntários e depois do campo de futebol continua-se por um caminho entre muros que desce suavemente a meia encosta onde, numa portela, ruma à esquerda para a Qt.ª do Monte Bravo.

Durante a descida pode contemplar-se o vale profundo do rio Torto com as suas íngremes encostas repletas de vinhedos em socalcos salpicados, aqui e ali, pela brancura das casas das quintas.

Chegado à Qt.ª do Monte Bravo, agora por uma estreita estrada asfaltada, continua-se até Ervedosa onde se entra pela rua da Portela.

Ficha técnica

Partida e chegada: Seda da Junta de Freguesia de Ervedosa do Douro.
Âmbito: Desportivo, cultural e paisagístico.
Tipo de Percurso: De pequena rota, por caminhos rurais.
Total do percurso: 24.600 m
Nível de dificuldade: Elevado.
Desníveis acumulados: 511 m
Desníveis: Dois descendentes e dois ascendentes moderados.
Época aconselhada: Todo o ano.

Distâncias entre os pontos mais significativos
Ervedosa Rio Douro – 6.000 m
Rio Douro Portela da Furada – 6.800 m
Portela da Furada Campo de futebol – 4.700 m
Campo de futebol Qtª do Monte Bravo – 3.300 m
Qtª do Monte Bravo Início da rua da Portela – 3.000 m
Início da rua da Portela Ervedosa - 800 m

Altitudes
Ervedosa (Junta de Freguesia) – 565 m
Rio Douro – 100 m
Portela da Furada – 520 m
Campo de futebol – 576 m
Qtª do Monte Bravo – 300 m
Início da rua da Portela – 611 m