Pesquisar

 
Inauguração do Gabinete de Inserção Profissional

No quadro da implementação de um conjunto de medidas activas de emprego, tendo em vista melhorar os níveis de empregabilidade e estimular a reinserção no mercado de trabalho dos activos que se encontram em situação de desemprego, surge a Portaria Nº127/2009 de 30 de Janeiro, que prevê a criação dos Gabinetes de Inserção Profissional.

O Município de S. João da Pesqueira, preocupado com esta problemática apresentou candidatura para a criação do respectivo Gabinete, tendo a mesma sido aprovada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional – IEFP.

O Gabinete de Inserção Profissional – GIP, assume – se como um serviço que presta apoio a jovens e adultos desempregados na definição ou desenvolvimento do seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho, beneficiando da articulação existente entre os parceiros da Rede Social e a estreita relação que existe entre a Autarquia, o Centro de Emprego de Lamego e a Segurança Social, que permite um acompanhamento mais próximo e eficaz dos desempregados.

Neste sentido, decorreu no passado dia 29 de Março, na Biblioteca Municipal, uma sessão colectiva, com o objectivo de apresentar o Gabinete de Inserção Profissional – GIP, bem como as actividades a desenvolver pelo mesmo.

Com mais esta estrutura, o Município de S. João da Pesqueira aumenta a sua capacidade de resposta junto das empresas e das pessoas, contribuindo para a melhoria dos níveis de empregabilidade do concelho.