Pesquisar

 
Espinhosa

Espinhosa é uma freguesia do Concelho de S. João da Pesqueira, no distrito de Viseu, localizando-se entre Várzea de Trevões e Castanheiro do Sul.
A Paróquia foi dependente do Convento de S. Pedro das Águias, um mosteiro importante em Granjinha, Tabuaço, durante séculos, para além de ter pertencido ao Concelho Medieval de Trovões até à sua extinção no ano de 1855.

Património
A Casa da Torre (1689), transformada em habitação vulgar guarda no piso inferior uma memória: a grade no local primitivo da «cadeia dos frades», como os mais idosos ainda a conhecem.

A Casa do Adro, com cartela de 1799, pode considerar-se de algum interesse, louvando-se o estado de conservação. Sobre a ribeira do Poio fica a ponte, da segunda metade do século XVII.

No Solar dos Melos, cuja capela (brasonada) evidencia artística pedra de armas da família, distinguem-se seis besantes de prata e águia por timbre.

Padroeiro
Tem como padroeira Nossa Sra. da Conceição venerada a 8 de Dezembro mas a romaria mais importante realiza-se em Agosto ao Sr. dos Aflitos, no seu cruzeiro à entrada da povoação.

Gastronomia
Os pratos típicos desta freguesia são o cabrito assado no forno, a bola de carne, a bola de sovado (sem carne), o ensopado de borrego e a feijoada.
Os doces e sobremesas típicos são o arroz doce, biscoitos feitos à base de trigo, azeite e ovos e o leite-creme.

Mapa