Pesquisar

 
Soutelo do Douro

Localização

A freguesia de Soutelo do Douro situa-se aproximadamente a 8km da sede de concelho, a 5km do rio Douro, 52km da diocese de Lamego e a 97km de Viseu, sede de distrito.

 

História

A história de Soutelo do Douro começou a ter mais enfase a partir de 1211 a 1246, onde o Bispo D. Paio ou Pelágio se apoderou desta terra fazendo dela uma póvoa em que a repartiram em 16 casais concedendo-lhe uma carta de povoação.

A Câmara de S. João da Pesqueira embora concordando com essa concessão colocou como condição que o povo de Soutelo do Douro ficasse sujeito ao foro e às justiças da vila de S. João da Pesqueira. Mas as coisas não caminharam nesse sentido, sentindo-se o povo prejudicado nos seus direitos.

Ao bispo deve-se a instituição da vila e concelho de Soutelo do Douro exercendo aqui as suas justiças próprias como em outras localidades da diocese.

A separação civil de Soutelo do Douro em relação a S. João da Pesqueira, arrastou de igual modo a separação da paróquia o que desagradou também ao abade da S. João da Pesqueira que ficou sem as décimas e as primícias, agora rendimentos transferidos para o bispo ou cabido de Lamego subtraídas ao rei. A nomeação do cura ou do pároco de Soutelo do Douro, também por via dessa transição de poderes, passou a ser da responsabilidade do bispo ou do referido cabido.

Esta situação que motivou muitas devassas e demandas, contra certos foros e rendas, manteve-se durante muitos decénios, permanecendo os conflitos entre os prelados, os representantes da nobreza de S. João da Pesqueira e o próprio povo que a achavam abusiva. A situação agudizou-se na vigência do bispo D. Gonçalo Gonçalves a quando se tratou da anexação das terras de Cima Côa à diocese.
O bispo impediu os nobres da família Távora de construírem em Soutelo do Douro residência e adega, queixando-se desse facto ao rei que indeferiu a pretensão dos fidalgos, julgando-a abusiva.

O próprio povo de Soutelo do Douro tomou o partido dos fidalgos, numa luta onde em 1525 reclamaram o seu direito de padroeiros sobre a igreja de Sta Maria de Soutelo do Douro, que o cabido, mais uma vez, recusou. A bula do papa Júlio II dirigida aos bispos de Braga e Lamego a respeito da igreja de Soutelo do Douro (e Vilarouco) referia que ela pertencia por inteiro ao cabido.

O desenvolvimento de Soutelo do Douro teve origem no tardio século XVIII, com a instalação definitiva da nobreza que aqui começou a erguer as suas residências e armazéns. O incremento da vinha e do vinho com o Marquês de Pombal deu a substancial ajuda à débil economia local.

Location

 The parish of Soutelo do Douro is located approximately 8km from the county seat, 5km from the Douro River, 52km from the diocese of Lamego and 97km from Viseu, district seat.

 

History

The history of Soutelo do Douro began to have more emphasis from 1211 to 1246, where the bishop D. Paio ou Pelágio seized this land marking her village in which he distributed to 16 couples granting in a letter of settlement.

The Town Hall of S. João da Pesqueira while agreeing with this concession put as a condition that the people of Soutelo do Douro would be subject to the jurisdiction of the village of S. João da Pesqueira for being better for it. But that didn’t happen and people felt hurt in their rights.

The bishop owes the institution of the village and municipality of Soutelo do Douro exercising here as it’s legitimate as other localities of the diocese.

The Civil separation of Soutelo do Douro regarding S. João da Pesqueira, dragged in the same way the separation of the parish which also displeased the abbot of S. João da Pesqueira who lost the income that was transferred to the bishop of Lamego and subtracted to the king. The appointment of parish priest of Soutelo do Douro, also through this transition of power, has become the responsibility of the bishop or of that priest.

This situation which led too many attacks and demands against certain forums and rents, remained for many decades, which caused conflicts between prelates, representatives of the nobility S. João da Pesqueira  and the people who found it abusive. The situation was exacerbated in the time of bishop D. Gonçalo Gonçalves when it came to the annexation of the lands of the diocese Cima Côa.
The bishop prevented the nobles of Távora family of building in Soutelo do Douro house and wine cellar, and thy complained to the king that rejected the claim of noblemen, and considered it abuse.

Even the people of Soutelo do Douro supported the noblemen, in a struggle of both parties, as it had happened in 1525 when they claimed their right to patron saints of the church of Sta. Maria de Soutelo do Douro, that the priest, once again, refused. The bull of Pope Julius II to the bishops of Braga and Lamego about Soutelo do Douro church (and Vilarouco) stated that she belonged entirely to fit, which here also basing its position.

The development of Soutelo do Douro happened in the late XVIII century, with the final settlement of the nobility here who began to build their homes and warehouses. The increase of vine and wine helped substantially the weak local economy in the time of Marquês de Pombal.

 

Património

A igreja paroquial constitui um modelo dos nossos tempos rurais. Apresentava um interior em talha dourada dos finais do Séc. XVII, com um retábulo-mor e altares colaterais de outros períodos. Em Junho de 2002 a Igreja paroquial sofreu um incêndio que a deixou completamente destruída. Nesse mesmo ano, com a ajuda da povoação a igreja foi reconstruida.

Existem ainda as capelas de Sto. Amaro, S. Sebastião, a capela da Nossa Sra. das Neves e a apela de Santa Marinha.

A Casa da Câmara, cadeia com brasão de D. Maria I e a fonte da Praça constituem uma referência importante da vida comunitária do povo de Soutelo do Douro.

O pelourinho é um elegante exemplar manuelino, classificado de interesse público e é uma das reliquias do concelho de S. João da Pesqueira.

 

Patrimony

The church is a model of our rural times. It had a gilt carved interior from the end of the 17th century, with a main altarpiece and side altars from other periods. In June 2002 the parish church suffered a fire that left it completely destroyed. That same year, with the help of the village the church was rebuilt.

 There are also the chapels of Sto. Amaro, S. Sebastião, the chapel of Nossa Senhora das Neves and the appeal of Santa Marinha.

The Casa da Câmara, chain with coat of arms of D. Maria I and the Fonte da Praça are an important reference of the community life of the town of Soutelo do Douro.

The pelourinho is an elegant example Manueline, classified of public interest and is one of the relics of the county of S. João da Pesqueira.

 

Padroeiro

A padroeira de Soutelo do Douro é Nossa Senhora das Neves, embora com a devoção e fé colocada em Nossa Senhora da Nassa pela sua história mística e curiosa, a população decidiu juntar as duas romarias, festejando com alegria no primeiro fim-de-semana de Agosto.

 A romaria à Santa Marinha, festa mais antiga realizada pela população, é festejada no Domingo e segunda-feira de Páscoa.

 

Patron

The patroness of Soutelo do Douro is Nossa Senhora das Neves, with a devotion and faith placed in Nossa Senhora da Nassa for its mystical and curious history, a population decided to join as two pilgrimages, celebrating with joy not the first weekend of August .

 The pilgrimage to Santa Marinha, the oldest celebration held by the population, is celebrated on Sunday and Easter Monday.

Gastronomia

O prato típico desta freguesia é o cabrito assado no forno com arroz e abola de carne. Quanto à doçaria, para além das especialidades triviais, há o arroz doce, aletria, leite-creme, pão-de-ló e filhós.

Gastronomy

The typical dish of this parish is the roasted lamb with rice and the “bola” of meat. As for desserts, apart from the trivial specialties, there is sweet rice, noodles, custard, sponge cake and fritters.

 

Miradouros

O miradouro existente é a capela - miradouro, dedicada à Sr.ª das Neves, voltada para a povoação, do Alto da Fraga da Bandeira.

Mais informações

 

Viewpoints

The existing viewpoint is the chapel – viewpoint dedicated to Sr.ª das Neves, overviewing the village from the top of Fraga da Bandeira.

 More information

Mapa | Map