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Trevões

Trevões é uma freguesia do Concelho de S. João da Pesqueira, distrito de Viseu, integrando-se na Região Demarcada do Douro.
Com uma superfície superior a 18 Km2, é constituido por uma zona de planalto (onde predomina uma agricultura diversificada), zona de montanha (predominando um ecossistema de floresta) e zona de escarpas montanhosas, onde são visíveis os típicos socalcos durienses. Confina com as freguesias de Valongo dos azeites e Vilarouco a nascente, Várzea de Trevões a poente, Paredes da beira e Penela a sul e S. João da Pesqueira a norte.
A actividade dominante e principal fonte de receita dos habitantes é a agricultura, sendo esta muito rica em frutas, azeite, vinho e produtos hortícolas para além das madeiras como o pinheiro e o eucalipto. Apesar da sua importância, a população tende hoje a voltar-se para outras actividades como cafés, restaurantes, oficinas de reparação, camionagem, serralharia, construção civil, entre outros.
A origem do topónimo tem levantado alguma controvérsia. Diversos documentos atribuem-lhe o nome de Trovões. Outros documentos porém denominam-na Trevões. Surgem, então, diversas teorias na tentativa de explicar a origem e evolução etimológica deste topónimo. Alguns sugerem que o nome original seria Trovões, devido às frequentes trovoadas que se registam na região. Mais tarde, pelo facto de crescer grande quantidade de trevo na zona, foi alterado para Trevões, segundo consta. Outra tese sugere ainda a existência no antigo pelourinho da vila, hoje desaparecido, da representação de um escudo com cinco folhas de trevo, que pertencia a um fidalgo da freguesia, de nome Travassos, daí provindo o topónimo. Outros defendem que Trevões é a designação mais correcta, constituindo a evolução fonética natural de Trevules, forma original que consta de alguns documentos antigos.
   Trevões is a parish of the municipality of São João da Pesqueira, Viseu district, integrated in the Douro Region.
With a surface area of 18 km2, it is composed by a plateau region (dominated by a diversified agriculture), a mountainous area (mostly a forest ecosystem) and an area of mountainous cliffs, where the typical terraced Douro is visible. It borders with the parishes of Valongo dos Azeites and Vilarouco to the East, Várzea de Trevões to the west, Paredes da Beira and Penela to the south and St. João da Pesqueira to the North.
The dominant activity and main source of income of the inhabitants is agriculture, which is very rich in fruits, olive oil, vegetables and wine products in addition to wood such as pine and eucalyptus. Despite its importance, the population tends now to turn to other activities such as cafés, restaurants, repair shops, trucking, metal work, construction, among others.
The origin of the place name has raised some controversy. Several documents name it as Trovões. Other documents called it Trevões. Several theories attempting to explain the origin and etymological evolution of this place name arise. Some suggest that the original name would be Trovões due to frequent thunderstorms that are registered in the region. Later, because there were large amounts of clover in the area, it has been changed to Trevões it is said. Another theory also suggests the existence in the village of an ancient pillory, which has now disappeared, with the representation of a shield with five leaf clover, which belonged to a nobleman from the parish, named Travassos, from where it comes the name of the place. Others argue that Trevões is the correct name, constituting the natural phonetic evolution of Trevules, original form that can be found in some old documents.

Notas arqueológicas

Várias referências históricas e achados arqueológicos testemunham as origens remotas deste povoado, em local não longe da actual vila. Confirmando a ocupação do território neste período estão alguns achados arqueológicos, como o meio alqueire de moedas romanas encontrado no sítio da Barra, em 1761. Embora haja mais relatos de moedas antigas, apenas se conservou um vestígio material da presença romana neste território. Trata-se de uma cupae de granito, anapigráfica, de pequenas dimensões, encontrada no lugar da Devesa aquando da instalação das canalizações para o saneamento, não havendo notícia de outros objectos junto a ela. O achado foi depositado na Adega Cooperativa de Trevões, onde foi exposto, dada a lógica associação ao vinho. Actualmente a peça integra o espólio do Museu de Trevões.
Estas lápides funerárias em forma de pipo, estão relacionadas com o ritual de incineração, utilizadas entre os séculos I e III d.C. e perpetuam um rito mais antigo em que os mortos eram depositados em pipas de madeira.
Existe também um sarcófago, possivelmente da época medieval, que se encontra à guarda do museu local. É uma peça rectangular, de granito, sem tampa ou qualquer inscrição, com bordos laterais ondulados. Quando foi levada para o museu encontrava-se junto à Fonte do Concelho, nada se sabendo sobre a sua proveniência.
Também há registos de sepulturas cavadas na rocha.

Archaeological notes

Several historical references and archaeological findings testify the ancient origins of this town, in a place not far from the current village. Confirming the occupation of the territory in this period are some archaeological findings, as the half bushel of Roman coins found at the place of Barra in 1761. Although there are reports of ancient coins, it was only saved findings from the Roman presence in this territory. This is a small granite cupola without epigraphy found in the place of the Devesa when the pipes for sanitation were installed, with no news of other objects besides these. The finding were deposited in the Cooperative Cellar of Trevões, where it was exposed, given the logical association to wine. Currently the piece integrates the collection of the Museum of Trevões.
These funeral tombstones with the shape of small barrels are related to the ritual incineration, used between the first and third centuries AD and that perpetuated an older rite in which the dead were placed in wooden barrels.
There is also a sarcophagus, probably from medieval times, which is in the charge of the local museum. It is a rectangular piece of granite, without any cover or inscription and wavy side edges. Before it was brought to the museum it was at the County Fountain, and nothing is known about its origin.
There are also records of graves dug in the rock.

Património Arquitectónico

Paço Episcopal – Erguendo-se em paralelo com a fachada norte da igreja matriz, este edifício pertenceu aos bispos de Lamego, que apresentavam o vigário e aqui residiam. Foi construído em 1777, a mando do bispo D. Manuel de Vasconcelos Pereira, que arrasou a anterior construção.
O actual edifício, com interior muito descaracterizado, apresenta duas fachadas nobres, decoradas por janelas de saial, rematadas por frontões curvos, impondo-se na fachada nascente o brasão, lavrado ao gosta rocaille, com as armas dos Pereiras e Vasconcelos, rematadas pelo chapéu e borlas episcopais. O óculo que se abre no estremo da fachada sul é tradicionalmente conhecido como “olho do bispo”, porque só depois de verificar que o número de paroquianos era suficiente é que o bispo saía para celebrar a missa.
Após a nacionalização dos bens da igreja no século XIX, a casa, juntamente com a quinta, foi vendida, em 1875, a José Pereira Loureiro, Visconde de Fragosela. Este vendeu a propriedade a Francisco Xavier de Melo, que a passou à família Oscar Magalhães, entrando, depois, em progressiva ruína. Actualmente pertence a Eurico Figueiredo, prevendo-se o seu restauro com vista a integrar o Conjunto Turístico de Trevões.

Casa do Adro – Fronteira à fachada principal da igreja matriz e junto ao Paço Episcopal, foi mandada levantar em 1605 por Baltasar de Almeida Camelo. O presente edifício, provavelmente erigido entre os séculos XVIII e XIX, embora possuindo terras de vinha e diversas construções de apoio à actividade agrícola, apresenta características marcadamente habitacionais. Na fachada principal pontuam oito janelas, sendo as do andar nobre da sacada, com gradeamento de ferro forjado, e as do piso térreo de guilhotina, gradeadas em peito de rola. Ao centro, encimando o portal, duas volutas sustentam o brasão com as armas dos Almeida, Coutinho e Camelo. Do interior, em tempos ricamente mobilado, destaca-se a escadaria de acesso ao andar nobre.

Solar dos Caiados - Desenvolvendo-se a partir do gaveto da rua dos gatos com a rua da restauração, apresenta uma das melhores construções da vila, quer pela qualidade arquitetónica, quer pelo seu estado de conservação. Este edifício do século XVII, de planta longitudinal, estrutura-se em dois corpos com diferentes alturas devido à inclinação da rua onde está situada.

Solar dos Melos - Também conhecido por Solar dos Caiado Ferrão, foi mandada edificar em 1671, por Francisco de Almeida Caiado. Da construção primitiva, que já possuía capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição, conserva-se o corpo central da casa, com escada de patim adossada. Na segunda metade do século XVIII, sofreu obras de vulto, sob as ordens de Francisco Xavier de Almeida Caiado Melo e Vasconcelos, que a transformou numa das melhores casas de toda a região.
As Obras, que podemos balizar entre as décadas de 60 e 70 do século XVIII, apoiando-nos na data inscrita na frontaria da capela (1768) e no seu interior (1771), alteram parcialmente a casa e a capela. Esta capela, dedicada a Nossa Senhora da Conceição foi classificada como Imóvel de Interesse Público em 1970.

Fonte do Concelho - Trata-se de uma fonte que revela a presença romana nesta zona.

Igreja Matriz - A igreja paroquial de Trevões tem por orago Santa Marinha. A fundação medieval da igreja é indubitável, tanto mais que, quando foi demolida a velha torre sineira, no século XVIII, foram encontradas pedras sigladas e com inscrições, incorporadas na nova estrutura, e há referência de sepulturas cavadas no adro. Do primitivo edifício, construído entre os séculos XII e XIII, resta parte de uma pilastra com friso entrelaçado e arranque de arco, junto ao altar do Espirito Santo, e uma pequena pia de água, colocada na entrada da igreja. A restante obra pensamos ter sido executada por volta dos séculos XV e XVI, como parecem indicar os cachorros do portal principal e do arco triunfal, e a cachorrada no exterior da capela-mor, de iconografia e talhe bem mais próximos das linguagens do gótico final.
O edifício, em excelente estado de conservação, apresenta uma fachada austera, onde se rasga grande portal de arco apontado, sobrepujado por janelão de traça setecentista. Ladeia a fachada imponente torre sineira, mandada construir pelo bispo D. Manuel de Vasconcelos Pereira, em 1775. Do exterior salienta-se o portal norte, em arco apontado com intradorso chanfrado, púlpito, na fachada sul, e os cachorros decorados da capela-mor.
O interior da igreja, de nave única, tem piso lajeado com tampas sepulcrais e tecto revestido a caixotões ornados por volutas e anjos. Sobre a entrada ergue-se o coro alto, construído em 1857, assente em colunas de pedra, onde se incorporam as pias de água benta. Junto à entrada, encontra-se a pia baptismal, de granito, decorada por gomos, datada dos séculos XV/XVI.
Do lado da epístola, abre-se a capela dos Melos, de tecto de madeira oitavado, decorado com imponente retábulo maneirista, dourado e policromado, com tábuas pintadas a têmpera, assente sobre altar de granito.
O arco cruzeiro com colunelos de capiteis decorados, é inteiramente revestido a talha dourada de estilo nacional, reproduzindo o tema das ramagens estilizadas e puttis segurando uvas.
A capela-mor, com tecto forrado a caixotões de madeira, pintados com motivos vegetalistas coroados pelo brasão episcopal, tem retábulo de talha dourada de estilo nacional.
Na parede atrás do retábulo-mor foram recentemente postos a descoberto dois painéis de pinturas a fresco, datadas do século XVI.

Do património religioso há, ainda, a destacar um conjunto notável de capelas: A capela do Mártir são Sebastião, tradicionalmente referida como primitiva matriz; Capela de Nossa Senhora da Piedade, dentro do cemitério; Capela de Nossa Senhora da Graça; Capela de Santo António; Capela de Santa Barbara; Capela de São Paio, em serra sobranceira de onde se desfruta um vasto panorama sobre a região; e o Nicho do Senhor da Boa Passagem.

Architectural heritage

Episcopal Palace - Rising up in parallel with the north facade of the parish church, this building belonged to the bishops of Lamego, who had a vicar and lived here. Its building was ordered in 1777 by Bishop Manuel de Vasconcelos Pereira, who destroyed the previous building.
The present building, with very mischaracterized interior features has two noble facades, decorated by windows, topped by curved gables, imposing on the east façade the coat issued as rocaille, with the weapons of the Pereiras and Vasconcelos, surmounted by the hat and episcopal fringes. The door that opens in the end of the south facade is traditionally known as the "eye of the bishop", because the bishop only celebrated the mass after having verified that the number of parishioners was enough.
After the nationalization of church property in the nineteenth century, the house, along with the farm, was sold in 1875 to José Pereira Loureiro, Viscount of Fragosela. This sold the property to Francisco Xavier de Melo, who gave it to the family Óscar Magalhães, then entering in progressive ruin. Currently it belongs to Eurico Figueiredo, foreseeing its restoration to integrate the Tourist Set of Trevões.

Casa do Adro – in front the main facade of the parish church and next to the Bishop's Palace, it was sent up in 1605 by Baltasar de Almeida Camelo. This building, probably built between the eighteenth and nineteenth centuries, although it possessed vineyard land and several buildings to support agricultural activity has important housing characteristics. On the main façade there are eight windows, the ones on the noble floor of the balcony, have wrought iron railing, and those on the ground floor of guillotine, barred in the chest. In the center, surmounting the portal two volutes support the coat with the arms of Almeida Coutinho and Camelo. In its interior, richly furnished in the past, there is the access staircase to the main floor.

Solar dos Caiados – Beginning on the street corner between the streets of Rua dos Gatos, and Rua da Restauração, there is one of the best buildings of the village either by the architectural quality or its condition. This building of the seventeenth century, of longitudinal plant, is structured in two buildings of different heights due to the street where the slope is located.

Solar dos Melos - The manor of Caiado Ferrão, was built in 1671 by Francisco de Almeida Caiado. The original building, which had already a chapel dedicated to Nossa Senhora da Conceição, maintains the central part of the house, with adjoining skate ladder. In the second half of the eighteenth century, it underwent major works under the orders of Francisco Xavier de Almeida Melo Caiado and Vasconcelos, having become one of the best houses in the region.
The works between the 60s and 70s of the eighteenth century, according to the date on the front of the chapel (1768) and inside (1771), partially alter the house and the chapel. This chapel dedicated to Nossa Senhora da Conceição was classified as Public Interest in 1970.

County Fountain- This is a fountain that reveals the Roman presence in the area.

Church - The parish church of Trevões has as patroness St. Marinha. There is no doubt of the medieval foundation of the church, when the old bell tower was demolished in the eighteenth century, stones with abbreviation and inscriptions were found and incorporated in the new structure, and there is reference to graves dug in the churchyard. From the original building, built between the twelfth and thirteenth centuries, it remains part of a pilaster with interlace frieze and arc start, at the altar of the Holy Spirit, and a small sink of water, placed at the entrance of the church. The remaining work is thought to have been done around the fifteenth and sixteenth centuries, as the dogs of the main gate and the Triumphal Arch seem to indicate, and the corbels outside the chapel, of iconography and drape closer to the final Gothic language.
The building, in excellent condition, has an austere facade, where a large pointed arch portal rips, surmounted by a big window of seventeenth-century. Alongside the façade runs the imposing bell tower, built by Bishop Manuel Pereira de Vasconcelos in 1775. From the outside it should be highlighted the north gate, in pointed arch with chamfered soffit, pulpit, in the south facade, and the dogs decorated the chancel.
The interior church, a single nave, has a paved floor with sepulchral covers and ceiling coated coffered adorned by volutes and angels. Over the entrance stands the choir, built in 1857, based on stone columns, which are incorporated into the holy water fonts. At the entrance, is the baptismal font, of granite, decorated by buds, dated from the XV / XVI.
On the side of the epistle, opens the chapel of Melos, of octagonal wooden ceiling, decorated with imposing Mannerist altarpiece, gold and polychrome, with boards painted with tempera, based on granite altar.
The cross arch with decorated small columns, is entirely coated gilded national style, playing the theme of stylized branches and puttis holding grapes.
The main Chapel, with ceiling lined with wood boxes, painted with plant motifs crowned by the episcopal coat of arms, has a gilded altarpiece of national style.
On the wall behind the altarpiece there were recently put uncovered two panels of frescoes, dating from the XVI century.

From the religious heritage there it should also also be highlighted a remarkable set of chapels: The Chapel of the Martyr Saint Sebastião, traditionally referred to as primitive matrix; Chapel of Nossa Senhora da Piedade, in the cemetery; Chapel of Our Lady of Grace; Chapel of St. Anthony; Chapel of Santa Barbara; Chapel of St. Paio overlooking mountains where you can enjoy a vast panorama of the region; and the niche of the Senhor da Boa Passagem.

Padroeiro

A padroeira de Trevões é Santa Marinha mas o povo faz a festa a S. Paio e Santa Rita no dia 26 de Junho. Festeja-se também a Sr.a da Graça no primeiro domingo de Agosto.

Patron

The Trevões patron saint is St. Marinha but the people celebrate S. Paio and Santa Rita on the 26th June. It is also celebrated Sra. da Graça on the first Sunday of August.

Património Etnográfico

Associação Sócio - Cultural de Trevões

No intuito de preservar e transmitir as ricas tradições populares que constituem o património cultural da freguesia, foi criado, na década de 80, o Rancho Folclórico de Trevões. Ciente da importância que o folclore desempenha na cultura de um povo, como meio de transmissão da herança dos antepassados, com os seus trajes, danças e cantares, executa o profícuo e árduo trabalho de dar a conhecer às novas gerações as suas tradições mais antigas e características, dando também deste modo o seu contributo para a construção da história local, ao construir uma fonte viva de conhecimento.
Tem como madrinha Nossa Senhora da Conceição, celebrada a 8 de Dezembro com Missa Solene e procissão animadas pelo Rancho.

Ethnographic heritage

Social-Cultural Association of Trevões

In order to preserve and convey the rich folk traditions that make up the cultural heritage of the parish, it was created in the 80s, the Folkloric Group of Trevões. Aware of the importance that folklore plays in the culture of a people, as a means of inheritance transmission of ancestors, with their costumes, dancing and singing, performing the fruitful and hard work to make known to new generations their older traditions and features also thus giving their contribution to the construction of local history, to build a living source of knowledge.
Its godmother Nossa Senhora da Conceição is celebrated on the 8th December with Solemn Mass and religious procession animated by a folk group (rancho).

Museu de Trevões

Com o objectivo de guardar a memória desta povoação, transmitindo aos seus habitantes a continuidade e diversidade local, mostrando-lhes as suas raízes e tradições, a Associação Sócio – Cultural de Trevões organizou uma estrutura museológica, onde se recriam espaços ligados à vida da freguesia. Albergando o mais variado tipo de peças, a exposição permanente visa dar a conhecer os costumes e modos de vida passados, tentando desta forma criar um elo entre as diferentes gerações, legando a memória do passado.

Museum of Trevões

In order to keep the memory of this town, passing to its inhabitants continuity and local diversity, showing them their roots and traditions, the Social-Cultural Association of Trevões organized a museum structure where it recreates places linked to the life of the parish . Home to the most varied types of things, the permanent exhibition aims to inform the customs and past ways of life, trying in this way to create a link between the different generations, bequeathing the memory of the past.

Gastronomia

Sabor da cozinha antiga é cabrito assado. Bola de carne, bola de azeite, bolos de Páscoa, sopa seca, feijoada, milhos, papas de milho moído, milhos de tomatada, papas de sarrabulho, favas moídas, favas com chouriço. Podem referir-se, também, os enchidos (alheiras, chouriça, moira, salpicão, farinheira).
Doces e sobremesas: Filhós, folares, biscoitos ou tarte de amêndoa.

Gastronomy

The old kitchen flavour is roasted lamb. “Bôla” of Meat, “Bôla” of olive, Easter cakes, dry soup, bean stew, corn, ground corn porridge, corn in tomato sauce, sarrabulho gruel, grinded beans, beans with chorizo. It can also be mentioned the sausages (alheira, smoked sausage, “moira,” (sausage) pepperoni, “farinheira” (sausage).
Sweets and desserts: Donut, Easter cakes, cookies or pie almond.

Solar dos Caiados

Solar dos Caiados fica situado na mesma freguesia. É um esplendoroso edifício (brasonado) da segunda metade do séc. XVII com capela (séc. seguinte) no prolongamento da fachada nobre, um autêntico museu ao ar livre. Pela imponência e trato artístico de ar senhorial circunspecto, mereceu classificação de monumento de interesse público, incluindo a belíssima capela (anexa) com seu recheio. O altar do gracioso templo parece da fábrica do convento das freiras (Moimenta da Beira). A Sra. da Conceição (titular) está representada numa pintura em tela do célebre pintor (italiano) Pascoal José Parente que se notabilizou pelos seus frescos e retábulos. Também são da sua assinatura os frescos do tecto (a ruir) e paramentos laterais.

Solar dos Caiados

Solar dos Caiados is located in the same parish. It is a magnificent building (emblazoned) of the second half of the century with chapel (next century.) the extension of the noble facade, an authentic outdoor museum. Due to the imposing and artistic trace, it deserved classification of a monument of public interest, including the beautiful chapel (annex) with the things it had inside. The altar of the graceful temple seems be from the factory of the nuns of the convent (Moimenta da Beira). Sra. Da Conceição (patron) is represented in a painting of the famous (Italian) painter Pascoal José Parente who became famous for its frescoes and altarpieces. Also of its signature are the frescos of the ceiling (collapsing) and lateral walls.

Igreja Matriz de Santa Marinha

Na freguesia (e Vila) de Trevões, a Igreja Matriz de Sta. Marinha (monumento nacional). Elevada a paróquia no séc. XIII, possui marcas da sua antiguidade, especialmente devido às fortes paredes e às portas e janelas em arco partido. Presume-se que Nuno Caiado de Gamboa, ofereceu a esta igreja, no ano de 1600, os altares laterais, bem como a imagem de Nossa Sra. da Conceição em marfim, que é uma preciosa escultura, daí que só se exponha no templo nos dias de festa. Em 1755, a velha torre foi demolida, dando origem a uma outra. Durante este processo, encontraram-se antigas pedras lavradas com inscrições góticas.

Church of Santa Marinha

In the parish (and village) of Trevões, the Church of St. Marinha (National Monument). Having become a parish in the 12th century, it has signs of its seniority, especially due to the strong walls and doors and windows broken arch. It is thought that Nuno Caiado Gamboa, offered this church, in 1600, the side altars, as well as the image of Nossa Senhora da Conceição in ivory, which is a precious sculpture, so that it is only exhibited in the temple in feast days. In 1755, the old tower was demolished, giving rise to another. During this process old hewn stone with Gothic inscriptions were found.

Paço Episcopal

O Paço Episcopal, erigido em 1777, pelo Bispo D. Manuel Vasconcelos Pereira, é um edifício vasto, de grandiosas janelas e salas, com as armas dos Vasconcelos na fachada.

Episcopal Palace

The Bishop's Palace, built in 1777 by Bishop D. Manuel Vasconcelos Pereira, is a vast building of big windows and rooms with the weapons of Vasconcelos on the facade.

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