Pesquisar

 
Enquadramento
A Região Demarcada do Douro nasceu aqui em São João da Pesqueira.
O jovem Sebastião José de Carvalho e Melo, futuro Marquês de Pombal, viveu e frequentou as aulas de latim no Mosteiro de São Francisco em São João da Pesqueira, onde o seu tio padre Sebastião de Carvalho dava aulas.
Pelo facto de ter vivido a juventude em São João da Pesqueira, em pleno Alto Douro, o Marquês de Pombal ficou conhecedor dos problemas vinícolas alto-durienses e resolveu fundar a Companhia Geral da Agricultura e dos Vinhos do Alto Douro também conhecida como Real Companhia Velha e criou a primeira Região Demarcada de Vinhos do Mundo.

Mapa Turístico dos Miradouros de São João da Pesqueira

Mapa Turístico dos Miradouros de São João da Pesqueira

S. João da Pesqueira é um concelho abençoado pela Riqueza, Localização, Beleza e História. Tem o Foral mais antigo de Portugal e comprovado por vários investigadores. Recebeu o seu primeiro foral ainda no reinado de Fernando "O Magno" rei de Leão, entre 1055 e 1065, durante o período da Reconquista, ainda antes da fundação de Portugal e reconfirmado pelo seu bisneto, Rei D. Afonso Henriques, entre os anos de 1167 e de 1175, é portanto, a Vila mais Antiga de Portugal.


O Concelho de S. João da Pesqueira localiza-se na encosta esquerda do Douro que o limita a norte. Os concelhos de Tabuaço, Sernancelhe, Penedono e Vila Nova de Foz Côa fazem fronteira a poente, sudoeste, sudeste e leste, respetivamente. Fica na província de Trás-os-Montes e Alto Douro e a sede de distrito é Viseu, província da Beira Alta.

A Região Demarcada do Douro classificada em 2001 pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade, é no caso particular do concelho de S. João da Pesqueira, o detentor da maior área classificada, tem paisagens magníficas onde predominam os vales e as montanhas, as vinhas trabalhadas ao longo dos séculos de tradição e saber e, principalmente o rio Douro, um rio serpenteante que confere a esta região e concelho uma beleza única, tradição secular e originalidade.

O facto de S. João da Pesqueira estar situado a uma altitude relativamente elevada, privilegia uma visão de mais alargada no horizonte, proporcionando a existência de 14 bonitos miradouros por todo o concelho: Miradouro da Quinta das carvalhas, Miradouro de Frei Estêvão, Miradouro Senhora do Monte, Miradouro Senhora das Neves, Miradouro Senhora de Lurdes, Miradouro São Salvador do Mundo, Miradouro de Santa Bárbara, Miradouro da Quinta de Vargelas, Miradouro de Santa Luzia, Miradouro de São Paio, Miradouro Senhora da Assunção, Miradouro Senhora d’Alegria, Miradouro de Santa Cruz e Miradouro de São Domingos.

A melhor forma de alcançar com diferentes sentidos e sentimentos estas belas paisagens deste concelho é visitar os locais cuja localização permite desfrutar na sua plenitude todas as belezas que temos para lhe oferecer. Para isso, nada melhor do que se deslocar até aos nossos miradouros em S. João da Pesqueira e deslumbrar-se com paisagens magníficas, únicas e de tão grande beleza.

A pensar em si, foi organizado o Circuito Turístico dos Miradouros do Património Mundial de São João da Pesqueira. Foram selecionados os miradouros mais imponentes do concelho e até mesmo da região, num circuito de 60kms. O Circuito Turístico é constituído pelos miradouros Quinta das Carvalhas, Frei Estevão, Senhora do Monte, Nossa Senhora das Neves, Senhora de Lurdes, São Salvador do Mundo, Santa Bárbara e Quinta de Vargelas, são pontos de encontro privilegiados com o património natural e os valores culturais deste concelho.

Percorrer este circuito em S. João da Pesqueira, é percorrer o município maior produtor de Vinho do Porto e do Douro no Alto Douro Vinhateiro é sobretudo conhecer o fruto das maravilhas da natureza, mas também do esforço e da energia despendida pelo homem na sua transformação. A vinha que produz o célebre Vinho do Porto é a motivação maior de todo este trabalho árduo.

Séculos de luta, fadiga e suor humano, moldaram a terra, removeram o xisto maciço, construíram os muros e patamares de socalcos para plantar as videiras e erguer esta obra colossal, que Marquês de Pombal recompensaria, no século XVIII, com o título de primeira Região Demarcada vinícola do mundo.

Mas também é descobrir um povo hospitaleiro que tem na cultura e nas tradições a sua maior força com a qual construiu o passado, o presente e continuará a construir o futuro da região do Douro e de Portugal. Aqui encontrará uma das mais belas paisagens do mundo e descobrirá a razão por que foi classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade. 
 
    
 

Este menu “Miradouros” resulta do trabalho elaborado
no âmbito da disciplina de projecto da Licenciatura em Gestão Turística, Cultural e Patrimonial por:
Daniel J. Bastardo (discente, n.º 981)
Sob Coordenação da Docente da ESTG de Lamego
Professora Didiana Branco
Professora Isabel Vieira
Sob orientação do Técnico Superior de Turismo do Município de S. João da Pesqueira
Doutor Nuno Miguel Amaral