Pesquisar

 
Miradouro da Nossa Senhora das Neves

Localização:
Freguesia: Soutelo do Douro
EM501 – Alto da Fraga da Bandeira / 41º10’57.67’’N 7º25’42.20’’

O Miradouro de Nossa Senhora das Neves, localizado a 685 metros de altitude no Alto da Fraga da Bandeira, encontra-se todo virado a norte, é composto por uma capela dedicada à padroeira Senhora das Neves.

Interesse paisagístico / 5 Estrelas
Miradouro privilegiado com grandioso e abrangente cenário até se perder de vista. Proporciona vistas panorâmicas e privilegiadas sobre os montes vinhateiros e os olivais, o rio Douro, a foz do rio Tua e a sua ponte ferroviária da estação do Tua, e vislumbra-se as aldeias pitorescas localizadas no alto das serras vizinhas.

Interesse patrimonial / 3 Estrelas
Pequena mas bonita capela em honra da Nossa Senhora das Neves.

Interesse desportivo / 4 Estrelas
O local tem capacidades para incrementar o pedestrianismo, bicicleta todo o terreno (BTT) e o birdwatching.

Atividades desportivas e pedestres devem ser realizadas em harmonia assim como, o ambiente e património também devem ser preservados.

Total de Estrelas: 12 Estrelas no Total de 15 Estrelas

Acesso ao Circuito Turístico dos Miradouros do Património Mundial:
Meios de Acesso: Automóvel, Autocarro, Comboio, Bicicleta, Pedestre e Cruzeiro.

O Miradouro integra o Circuito Turístico dos Miradouros do Património Mundial de São João da Pesqueira.

Vindo da cidade do Porto, apanhe a A4 e sair em Amarante, apanhar a N15 em direção a Mesão Frio/Régua. Na Régua atravesse a ponte e apanhe a N222, seguir sempre a estrada marginal ao rio Douro e quando chegar ao território de S. João da Pesqueira, encontra-se nas Bateiras, início do Circuito Turístico dos Miradouros do Património Mundial. Siga a EN222 na direção de S. João da Pesqueira e antes de chegar encontra um cruzamento com indicação de Soutelo do Douro e Nagoselo do Douro na EM501, siga e encontra a indicação para o miradouro.

Google maps

Vindo da cidade de Lisboa, apanhe a A1 até Coimbra, sair para a IP3, continue até a A24 na direção a Viseu e após passar Lamego, deixar a A24 e entre na N313 em direção Régua, apanhe a N222, seguir sempre a estrada marginal ao rio Douro e quando chegar ao território de S. João da Pesqueira, encontra-se nas Bateiras, início do Circuito Turístico dos Miradouros do Património Mundial. Siga a EN222 na direção de S. João da Pesqueira e antes de chegar encontra um cruzamento com indicação de Soutelo do Douro na EM501 e Nagoselo do Douro, siga e encontra a indicação para o miradouro.

Google maps

Vindo de Espanha ou da cidade de Vila Nova de Foz Côa, concelho fronteiriço de S. João da Pesqueira, para ao miradouro Senhora das Neves apanhe a EN222 e poucos kms após passar a vila de S. João da Pesqueira encontra um cruzamento com indicação de Soutelo do Douro na EM501 e Nagoselo do Douro, siga e encontra a indicação para o miradouro. Se optar por realizar o Circuito Turístico dos Miradouros do Património Mundial, ao chegar ao concelho de S. João da Pesqueira vai encontrar a indicação da aldeia de Custoias e miradouro Senhora do Viso, aqui pode efetuar a visita ao Circuito Turístico dos Miradouros do Património Mundial no sentido inverso do visitante que chega vindo da cidade da Régua.

Google maps

O acesso ao miradouro possui estrada asfaltada mas estreita, razão para a qual, a visita deve ser efetuada de automóvel ou minibus e o estacionamento é pequeno.

De comboio: Na cidade do Porto apanhe o comboio da Linha do Douro e saia na estação do Pinhão ou sair na Estação da Ferradosa, final do Circuito Turístico dos Miradouros do Património Mundial.

De cruzeiro: Deve contactar um Operador Turístico e realizar um cruzeiro no rio Douro e em minibus, conhecer o Circuito Turístico dos Miradouros do Património Mundial.

Onde comer:
Restauração disponível em Ervedosa do Douro ou São João da Pesqueira

Onde dormir:
Alojamento disponível em Ervedosa do Douro ou São João da Pesqueira

Em Soutelo do Douro pode visitar:
Igreja Paroquial, sólida, robusta e bem travada, modelo dos templos rurais;
Pelourinho é um elegante exemplar manuelino, classificado de interesse público;
A Casa da Câmara e cadeia com brasão de D. Maria I;
As capelas de Sto. Amaro, S. Sebastião e Santa Marinha.

Outras Atividades Ecoturísticas:
Percurso pedestre “PR4 – Rota das Oliveiras” tem início no Largo da Devesa em São João da Pesqueira, passa em Nagoselo do Douro e Soutelo do Douro.
É uma pequena rota por caminhos rurais com aproximadamente 19,4km em circuito.

Integrado na gestão: Circuito Turístico Miradouros do Património Mundial