Pesquisar

 
Miradouro de São Salvador do Mundo

Localização:
Freguesia: São João da Pesqueira
EN222-3 – Monte do Ermo / 41º09’05.89’’N 7º22’01.23’’W

O miradouro de São salvador do Mundo está situado na margem esquerda do rio Douro em plena Região Demarcada do Douro, área classificada como Património Cultural da Humanidade. O local é constituído por um imponente cone granítico com uma altitude de 493 metros e com um acentuado declive para o rio.

Interesse paisagístico / 5 Estrelas
Possuidor de um interesse paisagístico, o miradouro tem como marca principal o vale do rio Douro Património Mundial da Humanidade e dos seus afluentes, apertados e vertentes abruptas, originando uma paisagem de grande beleza, complementada pelas enormes encostas escarpadas e agrestes que contrastam com os vinhedos, oliveiras e pomares. Ao fundo a Barragem da Valeira e o histórico Cachão da Valeira, famoso por ter sido o local da morte do Barão de Forrester. Daqui também se descobrem alguns povoados e outros miradouros que dão cor a alguns pontos mais altos dos montes.

Interesse patrimonial / 5 Estrelas
Considerado o maior santuário do Alto Douro Vinhateiro, o miradouro e Santuário de São Salvador do Mundo situa-se na margem esquerda do Rio Douro, o Santuário constituído por um conjunto de capelinhas que se erguem ao longo do monte, remontando as mais antigas ao século XVI. Nas últimas décadas do século XVI, o Ermo foi habitado por Gaspar da Piedade que, depois de ter peregrinado por Roma e Palestina, regressou e construiu uma capela onde depositou uma relíquia que trouxe do Oriente, um osso do braço de São Jerónimo. Os vários vestígios arqueológicos que se encontram no local testemunham a existência de ocupação humana pelo menos desde o período pré-romano.

Interesse desportivo / 5 Estrelas
O local tem capacidades para incrementar o pedestrianismo, bicicleta todo o terreno (BTT), orientação, o montanhismo e o birdwatching.

Devido à sua morfologia é possível efetuar percursos pedestres e de btt, existindo também umas instalações de tiro para treino. Sendo um local com grande diversidade de fauna e flora, é possível a observação de coelhos, esquilos, raposas, doninhas ou aves de grande dimensão como a águia-de-asa-redonda e o grifo e aves de pequena dimensão como o melro, perdiz, rouxinol, pintassilgo, tordo-músico e muitas outras espécies.

Atividades desportivas e pedestres devem ser realizadas em harmonia assim como, o ambiente e património também devem ser preservados.

Total de Estrelas: 15 Estrelas no Total de 15 Estrelas

Acesso ao Circuito Turístico dos Miradouros do Património Mundial:
Meios de Acesso: Automóvel, Autocarro, Comboio, Bicicleta, Pedestre e Cruzeiro.

O Miradouro integra o Circuito Turístico dos Miradouros do Património Mundial de São João da Pesqueira.

Vindo da cidade do Porto, apanhe a A4 e sair em Amarante, apanhar a N15 em direção a Mesão Frio/Régua. Na Régua atravesse a ponte e apanhe a N222, seguir sempre a estrada marginal ao rio Douro e quando chegar ao território de S. João da Pesqueira, encontra-se nas Bateiras, início do Circuito Turístico dos Miradouros do Património Mundial. Siga a EN222 na direção para S. João da Pesqueira, na vila vai encontrar a indicação São Salvador do Mundo EN222-3 e encontra a indicação para o miradouro.

Google maps

Vindo da cidade de Lisboa, apanhe a A1 até Coimbra, sair para a IP3, continue até a A24 na direção a Viseu e após passar Lamego, deixar a A24 e entre na N313 em direção Régua, apanhe a N222, seguir sempre a estrada marginal ao rio Douro e quando chegar ao território de S. João da Pesqueira, encontra-se nas Bateiras, início do Circuito Turístico dos Miradouros do Património Mundial. Siga a EN222 na direção para S. João da Pesqueira, na vila vai encontrar a indicação São Salvador do Mundo EN222-3 e encontra a indicação para o miradouro.

Google maps

Vindo de Espanha ou da cidade de Vila Nova de Foz Côa, concelho fronteiriço de S. João da Pesqueira, para ao miradouro de São Salvador do Mundo apanhe a EN222 e quando chegar a S. João da Pesqueira encontra o cruzamento para São Salvador do Mundo EN222-3. Se optar por realizar o Circuito Turístico dos Miradouros do Património Mundial, ao chegar ao concelho de S. João da Pesqueira vai encontrar a indicação da aldeia de Custoias e miradouro Senhora do Viso, aqui pode efetuar a visita ao Circuito Turístico dos Miradouros do Património Mundial no sentido inverso do visitante que chega vindo da cidade da Régua.

Google maps

O acesso ao miradouro possui estrada asfaltada mas estreita, razão para a qual, a visita deve ser efetuada de automóvel ou minibus e o estacionamento é pequeno.

De comboio: Na cidade do Porto apanhe o comboio da Linha do Douro e saia na estação do Pinhão ou sair na Estação da Ferradosa, final do Circuito Turístico dos Miradouros do Património Mundial.

De cruzeiro: Deve contactar um Operador Turístico e realizar um cruzeiro no rio Douro e em minibus, conhecer o Circuito Turístico dos Miradouros do Património Mundial.

Onde comer:
Restaurante Carocha
Especialidades: Bacalhau à Carocha; Cabrito no Forno a lenha
* Não servem jantares
Freguesia: S. João da Pesqueira
Telefone: 933285320

Pizaria Pesqueirense
Especialidades: Pizzas, Cordon Bleu, Feijoada de Marisco e Naco de Vitela com Arroz
Freguesia: S. João da Pesqueira
Telefone: 254 481 102

Restaurante Adega d’Ana
Especialidades: Francesinhas e Bacalhau Frito
Freguesia: S. João da Pesqueira
Telefone: 254488127 Telemóvel: 938086756

Restaurante Cantiflas
Especialidades: Posta à Cantiflas, Escalopes de Vitela com Camarão e Bife na Pedra
Freguesia: S. João da Pesqueira
Telefone: 254 484 474 Telemóvel: 934 208 415

Restaurante Cepa Velha
Especialidades: Entrecosto com Arroz de Feijão; Frango no Churrasco
Freguesia: S. João da Pesqueira
Telefone: 254 484 597 Telemóvel: 934671967

Onde dormir:
Hotel PesqDouro

São João da Pesqueira
Telefone: 254 488 203 Fax: 254488203

Parque de Campismo da Mata do Cabo
Rua General Ramalho Eanes
5130 S. João da Pesqueira
Telefone: 962 466 130

Em São João da Pesqueira pode visitar:
Praça da República, Centro Histórico de S. João da Pesqueira.
Palácio de Sidrô, Quinta apalaçada de pertenceu a Luís de Soveral Vassalo e Sousa, avô do Marquês de Soveral.
Igreja Matriz de arquitetura modesta do século XIV. No seu interior encontra-se o altar-mor em estilo barroco.
Edifício dos Paços do Concelho construção erudita, tipo apalaçada. Merecem atenção os painéis de azulejos no átrio.
Casa do Cabo solar campestre cuja fachada cenográfica seguindo uma tipologia arquitetónica de Nasoni.
Rua dos Gatos foi a rua onde nasceu S. João da Pesqueira. De ocupação Árabe, é hoje o autêntico ex-libris da Vila Medieval.

Outras Atividades Ecoturísticas:
Percurso pedestre da Grande Rota “GR14 – Rota dos Vinhos da Europa” é uma grande rota transeuropeia (Gaia-Estrasburgo) por caminhos rurais com aproximadamente 45,4km no interior do concelho. Começa em Vale de Penela, Paredes da Beira, Trevões, Vilarouco, S. João da Pesqueira, Vale de Vila, Ferradosa, São Xisto, Vale de Figueira e Ôlas.

Integrado na gestão: Circuito Turístico Miradouros do Património Mundial