Pesquisar

 
Miradouro de Santa Bárbara

Localização:
Freguesia: Vale de Figueira
EM541 – Monte de Santa Bárbara / 41º08’16.66’’N 7º20’34.57’’W

O miradouro de Santa Bárbara encontra-se a 384 metros de altitude. No local existe a capela de Santa Bárbara e um agradável parque de merendas.

Interesse paisagístico / 5 Estrelas
Deste miradouro desfruta-se uma paisagem em diferentes ângulos. Avistamos a aldeia de Vale de Figueira a sul, o maravilhoso lugar de São Xisto com as suas casas típicas em pedra de xisto e a estação da Ferradosa a norte, na encosta a nascente encontramos vales cobertos de amendoeiras, e a poente, paisagem maravilhosa, digna de ser considerada uma das Maravilhas do Mundo. Deparamo-nos com um espelho de água devido à barragem da Valeira, alguns kms mais abaixo, ajudando a realçar o rio Douro e vales que descem das montanhas cultivadas com os vinhedos em socalcos. Junto ao rio, passa a linha do comboio e a ponte metálica da Ferradosa que liga à estação do comboio da Ferradosa. No horizonte temos o famoso miradouro de São Salvador do Mundo e a sua encosta granítica.

Interesse patrimonial / 4 Estrelas
Miradouro e capela de Santa Bárbara em honra de Santa Bárbara. Possui um parque de merendas.
Como escreveu Francisco Moita Flores é “uma paisagem grandiosamente bela! As montanhas entrelaçam-se, magníficas, para de repente, se escancararem em vales matizados com toda a paleta de verdes e castanhos que Deus Inventou. E pelas encostas, as quintas vão pintalgando de branco o silêncio majestoso por onde o rio serpenteia.”

Interesse desportivo / 2 Estrelas
O local tem capacidades para incrementar o pedestrianismo e bicicleta todo o terreno (BTT).

Atividades desportivas e pedestres devem ser realizadas em harmonia assim como, o ambiente e património também devem ser preservados.

Total de Estrelas: 11 Estrelas no Total de 15 Estrelas

Acesso ao Circuito Turístico dos Miradouros do Património Mundial:
Meios de Acesso: Automóvel, Autocarro, Comboio, Bicicleta, Pedestre e Cruzeiro.

O Miradouro integra o Circuito Turístico dos Miradouros do Património Mundial de São João da Pesqueira.

Vindo da cidade do Porto, apanhe a A4 e sair em Amarante, apanhar a N15 em direção a Mesão Frio/Régua. Na Régua atravesse a ponte e apanhe a N222, seguir sempre a estrada marginal ao rio Douro e quando chegar ao território de S. João da Pesqueira, encontra-se nas Bateiras, início do Circuito Turístico dos Miradouros do Património Mundial. Siga a EN222 na direção para S. João da Pesqueira, na vila vai encontrar a indicação Ferradosa EN222-3, siga e junto ao rio Douro tem um cruzamento a indicar Vale de Figueira EM541, na aldeia encontra a indicação para o miradouro.

Google maps

Vindo da cidade de Lisboa, apanhe a A1 até Coimbra, sair para a IP3, continue até a A24 na direção a Viseu e após passar Lamego, deixar a A24 e entre na N313 em direção Régua, apanhe a N222, seguir sempre a estrada marginal ao rio Douro e quando chegar ao território de S. João da Pesqueira, encontra-se nas Bateiras, início do Circuito Turístico dos Miradouros do Património Mundial. Siga a EN222 na direção para S. João da Pesqueira, na vila vai encontrar a indicação Ferradosa EN222-3, siga e junto ao rio Douro tem um cruzamento a indicar Vale de Figueira EM541, na aldeia encontra a indicação para o miradouro.

Google maps

Vindo de Espanha ou da cidade de Vila Nova de Foz Côa, concelho fronteiriço de S. João da Pesqueira, para ao miradouro de Santa Bárbara apanhe a EN222 e em S. João da Pesqueira vai encontrar a indicação Ferradosa EN222-3, siga e junto ao rio Douro tem um cruzamento a indicar Vale de Figueira EM541, na aldeia encontra a indicação para o miradouro. Se optar por realizar o Circuito Turístico dos Miradouros do Património Mundial, ao chegar ao concelho de S. João da Pesqueira vai encontrar a indicação da aldeia de Custoias e miradouro Senhora do Viso, aqui pode efetuar a visita ao Circuito Turístico dos Miradouros do Património Mundial no sentido inverso do visitante que chega vindo da cidade da Régua.

Google maps

O acesso ao miradouro possui estrada asfaltada mas estreita, razão para a qual, a visita deve ser efetuada de automóvel ou minibus e o estacionamento é pequeno.

De comboio: Na cidade do Porto apanhe o comboio da Linha do Douro e saia na estação do Pinhão ou sair na Estação da Ferradosa, final do Circuito Turístico dos Miradouros do Património Mundial.

De cruzeiro: Deve contactar um Operador Turístico e realizar um cruzeiro no rio Douro e em minibus, conhecer o Circuito Turístico dos Miradouros do Património Mundial.

Onde comer:
Restaurante O Cais da Ferradosa
Especialidades: Polvo à Lagareiro; Posta à Duquesa; Bacalhau com Broa
Freguesia: Ferradosa - Vale Figueira
Telefone: 937814570 Telemóvel: 933 902 879

Onde dormir:
Alojamento disponível em São João da Pesqueira

Em Vale de Figueira pode visitar:
Igreja Matriz e a Capela de Xisto.
Cais da Ferradosa.
O lugar de S. Xisto, com as típicas casas de xisto, foi considerado Turismo de Aldeia.

Outras Atividades Ecoturísticas:
Visita às Quintas Vinhateiras;
Parque de Merendas;
Estação Ferroviária da Ferradosa;
Desportos Náuticos;
Passeios de Barco;
Pesca de Recreio;

A pedra de xisto ou o xisto é um dos traços mais característicos do concelho e em particular, na aldeia de Vale de Figueira. É quase obrigação visitar o lugar de São Xisto, junto à estação ferroviária da Ferradosa, integrado nas “Aldeias de Xisto de Portugal”.

Percurso pedestre da Grande Rota “GR14 – Rota dos Vinhos da Europa” é uma grande rota transeuropeia (Gaia-Estrasburgo) por caminhos rurais com aproximadamente 45,4km no interior do concelho. Começa em Vale de Penela, Paredes da Beira, Trevões, Vilarouco, S. João da Pesqueira, Vale de Vila, Ferradosa, São Xisto, Vale de Figueira e Ôlas.

Atividades desportivas e pedestres devem ser realizadas em harmonia e o ambiente e o património também devem ser preservados.

Integrado na gestão: Circuito Turístico Miradouros do Património Mundial