Pesquisar

Localização:
Freguesia: Vale de Figueira
EM541 – Quinta de Vargelas / 41º08’08.48’’N 7º19’22.17’’W

O miradouro Quinta de Vargelas está situado na quinta de Vargelas, no parque de merendas junto à estrada municipal EM541, entre Vale de Figueira e Ôlas. Tem 450 metros de altitude e uma bela visão para São Salvador do Mundo, Vale de Figueira, São Xisto, Ferradosa e o rio Douro.

Interesse paisagístico / 5 Estrelas
Da sua posição privilegiada, o miradouro da Quinta de Vargelas permite visualizar uma vasta paisagem sobre o Douro e suas encostas moldados pelo homem. Junto às margens descobrem-se várias quintas recortadas pelas águas serenas do rio. Imagem dominante e impressionante de vinhedos a ladear as margens do serpenteante rio Douro. Uma imagem que extravasa para além dos limites da admiração. Ver para crer!

Interesse patrimonial / 3 Estrelas
Parque de Merendas.
Quinta de Vargelas.

Interesse desportivo / 3 Estrelas
O local tem capacidades para incrementar o pedestrianismo.

Atividades desportivas e pedestres devem ser realizadas em harmonia assim como, o ambiente e património também devem ser preservados.

Total de Estrelas: 11 Estrelas no Total de 15 Estrelas

Acesso ao Circuito Turístico dos Miradouros do Património Mundial:
Meios de Acesso: Automóvel, Autocarro, Comboio, Bicicleta, Pedestre e Cruzeiro.

O Miradouro integra o Circuito Turístico dos Miradouros do Património Mundial de São João da Pesqueira.

Vindo da cidade do Porto, apanhe a A4 e sair em Amarante, apanhar a N15 em direção a Mesão Frio/Régua. Na Régua atravesse a ponte e apanhe a N222, seguir sempre a estrada marginal ao rio Douro e quando chegar ao território de S. João da Pesqueira, encontra-se nas Bateiras, início do Circuito Turístico dos Miradouros do Património Mundial. Siga a EN222 na direção para S. João da Pesqueira, na vila vai encontrar a indicação Ferradosa EN222-3, siga e junto ao rio Douro tem um cruzamento a indicar Vale de Figueira EM541, na aldeia siga a direção Ôlas e encontra a indicação para o miradouro.

Google maps

Vindo da cidade de Lisboa, apanhe a A1 até Coimbra, sair para a IP3, continue até a A24 na direção a Viseu e após passar Lamego, deixar a A24 e entre na N313 em direção Régua, apanhe a N222, seguir sempre a estrada marginal ao rio Douro e quando chegar ao território de S. João da Pesqueira, encontra-se nas Bateiras, início do Circuito Turístico dos Miradouros do Património Mundial. Siga a EN222 na direção para S. João da Pesqueira, na vila vai encontrar a indicação Ferradosa EN222-3, siga e junto ao rio Douro tem um cruzamento a indicar Vale de Figueira EM541, na aldeia siga a direção Ôlas e encontra a indicação para o miradouro.

Vindo de Espanha ou da cidade de Vila Nova de Foz Côa, concelho fronteiriço de S. João da Pesqueira, para ao miradouro de Vargelas apanhe a EN222 e em S. João da Pesqueira vai encontrar a indicação Ferradosa EN222-3, siga e junto ao rio Douro tem um cruzamento a indicar Vale de Figueira EM541, na aldeia encontra a indicação para o miradouro. Se optar por realizar o Circuito Turístico dos Miradouros do Património Mundial, ao chegar ao concelho de S. João da Pesqueira vai encontrar a indicação da aldeia de Custoias e miradouro Senhora do Viso, aqui pode efetuar a visita ao Circuito Turístico dos Miradouros do Património Mundial no sentido inverso do visitante que chega vindo da cidade da Régua. Vargelas é o primeiro miradouro do concelho vindo neste sentido.

O acesso ao miradouro possui estrada asfaltada mas estreita, razão para a qual, a visita deve ser efetuada de automóvel ou minibus e o estacionamento é pequeno.

De comboio: Na cidade do Porto apanhe o comboio da Linha do Douro e saia na estação do Pinhão ou sair na Estação da Ferradosa, final do Circuito Turístico dos Miradouros do Património Mundial.

De cruzeiro: Deve contactar um Operador Turístico e realizar um cruzeiro no rio Douro e em minibus, conhecer o Circuito Turístico dos Miradouros do Património Mundial.

Onde comer:
Restaurante O Cais da Ferradosa
Especialidades: Polvo à Lagareiro; Posta à Duquesa; Bacalhau com Broa
Freguesia: Ferradosa - Vale Figueira
Telefone: 937814570 Telemóvel: 933 902 879

Onde dormir:
Alojamento disponível em São João da Pesqueira

Em Vale de Figueira pode visitar:
Igreja Matriz e a Capela de Xisto.
Cais da Ferradosa.
O lugar de S. Xisto
, com as típicas casas de xisto, foi considerado Turismo de Aldeia.

Outras Atividades Ecoturísticas:
Percurso pedestre da Grande Rota “GR14 – Rota dos Vinhos da Europa” é uma grande rota transeuropeia (Gaia-Estrasburgo) por caminhos rurais com aproximadamente 45,4km no interior do concelho. Começa em Vale de Penela, Paredes da Beira, Trevões, Vilarouco, S. João da Pesqueira, Vale de Vila, Ferradosa, São Xisto, Vale de Figueira e Ôlas.