Pesquisar

 
Miradouro de Santa Luzia

Localização:
Freguesia: Vilarouco
EN222 – Quinta de Santa Luzia / 41º04’20.73’’N 7º22’16.04’’W

O miradouro de Santa Luzia distingue-se dos demais miradouros de S. João da Pesqueira. É um miradouro ladeado de vinhas mas não está junto ao rio Douro mas sim junto ao rio Torto. Um importante rio também vinhateiro no concelho. Este miradouro encontra-se a uma altitude de 582 metros.

Interesse paisagístico / 3 Estrelas
Deste local avistam-se as diversas quintas vinhateiras como a quinta de Santa Luzia com as suas imponentes vinhas. Grandes áreas de oliveiras e amendoeiras muito características nesta parte do concelho. Ao fundo corre tranquilo o rio Torto.

Interesse patrimonial / 3 Estrelas
Bem no centro deste miradouro encontra-se a capela em honra de Santa Luzia e um local para piqueniques.

Interesse desportivo / 3 Estrelas
O local tem capacidades para incrementar o pedestrianismo, bicicleta todo o terreno (BTT) e a orientação.

Atividades desportivas e pedestres devem ser realizadas em harmonia assim como, o ambiente e património também devem ser preservados.

Total de Estrelas: 9 Estrelas no Total de 15 Estrelas

Acesso aos Miradouros de São João da Pesqueira:
Meios de Acesso: Automóvel, Autocarro, Comboio, Bicicleta, Pedestre e Cruzeiro.

Vindo da cidade do Porto, apanhe a A4 e sair em Amarante, apanhar a N15 em direção a Mesão Frio/Régua. Na Régua atravesse a ponte e apanhe a N222, seguir sempre a estrada marginal ao rio Douro e quando chegar ao território de S. João da Pesqueira, encontra-se nas Bateiras. Siga para a sede de concelho e aí apanha a estrada para Vilarouco.

Google maps

Vindo da cidade de Lisboa, apanhe a A1 até Coimbra, sair para a IP3, continue até a A24 na direção a Viseu e após passar Lamego, deixar a A24 e entre na N313 em direção Régua, apanhe a N222, seguir sempre a estrada marginal ao rio Douro e quando chegar ao território de S. João da Pesqueira, encontra-se nas Bateiras. Siga para a sede de concelho e aí apanha a estrada para Vilarouco.

Google maps

Vindo de Espanha ou da cidade de Vila Nova de Foz Côa, concelho fronteiriço de S. João da Pesqueira, apanhe a EN222. Siga na direção de S. João da Pesqueira. Junto ao cruzamento para a aldeia de Pereiros encontra-se o acesso para o miradouro de Santa Luzia. É no sentido inverso do visitante que chega vindo da cidade da Régua.

Google maps

O acesso ao miradouro é em terra batida razão para a qual a visita deve ser efetuada de automóvel ou minibus e o estacionamento é pequeno.

De comboio: Na cidade do Porto apanhe o comboio da Linha do Douro e saia na estação do Pinhão ou saia na Estação da Ferradosa

De cruzeiro: Deve contactar um Operador Turístico e realizar um cruzeiro no rio Douro e em minibus conheça os Miradouros de S. João da Pesqueira.

Onde comer:
Restaurante O Sobreiro
Especialidades: Cabrito Assado, Bacalhau na Telha e Javali
Freguesia: Vilarouco
Telefone: 254 452 111 Telemóvel: 938 231 760

Onde dormir:
Solar do Corte Real – Casa do Adro
Vilarouco
Telefone: 254455175
E-mail: jcp.cortereal@hotmail.com

Moradia Turística – O Forno da Devesa
Pereiros – São João da Pesqueira
Telefone: 254484414

Em Vilarouco pode visitar:
Igreja Paroquial data dos primórdios da Monarquia.
As capelas de Nossa Senhora da Estrada, de S. Miguel, de Sta. Bárbara, de Santo António e de Sta. Eufémia. De referir, ainda, o cruzeiro do Senhor dos Aflitos, em granito com um alpendre.
Solar dos Corte Real, gracioso e imponente solar, cuja construção data do século XVIII.
Solar dos Bragas tem uma magnífica e esplendorosa fachada estilo barroco.
Casa dos Sousa Donas Bôto (Vidigal), a Casa da Tranqueira, a Casa das Conchas, a Casa do Abade Teixeira, a Casa dos Sá Meneses e a Casa dos Leões.

Outras Atividades Ecoturísticas:
Percurso pedestre “PR3 – Rota das Amendoeiras” é uma pequena rota por caminhos rurais com aproximadamente 17,6km, pode ser iniciado em Vilarouco, Valongo dos Azeites ou Pereiros em circuito.

Percurso pedestre da Grande Rota “GR14 – Rota dos Vinhos da Europa” é uma grande rota transeuropeia (Gaia-Estrasburgo) por caminhos rurais com aproximadamente 45,4km no interior do concelho. Começa em Vale de Penela, Paredes da Beira, Trevões, Vilarouco, S. João da Pesqueira, Vale de Vila, Ferradosa, São Xisto, Vale de Figueira e Ôlas.

Integrado na gestão: Circuito dos Miradouros “ Aldeias com História”