Pesquisar

 
Miradouro de São Paio

Localização:
Freguesia: Trevões
EM504 – Monte de São Paio / 41º03’43.05’’N 7º26’11.75’’W

O miradouro de São Paio é o mais elevado de S. João da Pesqueira. Tem 910 metros de altitude e uma linha de horizonte muito vasta. Possui uma capela dedicada a São Paio e um parque de merendas.

Interesse paisagístico / 5 Estrelas
Paisagem de grande alcance visual, onde se avistam populações e as serras e campos de lavoura. No sopé do miradouro encontra-se a histórica vila de Trevões e o seu rico património histórico. Uma paisagem digna de ser contemplada.

Interesse patrimonial / 4 Estrelas
A capela existente é dedicada a São Paio, mártir cordovês do século X, a quem o povo pede auxílio quando está com febres.
Parque de Merendas.

Interesse desportivo / 4 Estrelas
O local tem capacidades para incrementar o pedestrianismo, bicicleta todo o terreno (BTT), orientação e o birdwatching.

Atividades desportivas e pedestres devem ser realizadas em harmonia assim como, o ambiente e património também devem ser preservados.

Total de Estrelas: 13 Estrelas no Total de 15 Estrelas

Acesso aos Miradouros de São João da Pesqueira:
Meios de Acesso:
Automóvel, Autocarro, Comboio, Bicicleta, Pedestre e Cruzeiro.

Vindo da cidade do Porto, apanhe a A4 e sair em Amarante, apanhar a N15 em direção a Mesão Frio/Régua. Na Régua atravesse a ponte e apanhe a N222, seguir sempre a estrada marginal ao rio Douro e quando chegar ao território de S. João da Pesqueira, encontra-se nas Bateiras. Siga para a sede de concelho até Vilarouco e apanhe a estrada EN229, em Valongo dos Azeites tem o cruzamento à direita na direção de Trevões EM504.

Google maps

Vindo da cidade de Lisboa, apanhe a A1 até Coimbra, sair para a IP3, continue até a A24 na direção a Viseu e após passar Lamego, deixar a A24 e entre na N313 em direção Régua, apanhe a N222, seguir sempre a estrada marginal ao rio Douro e quando chegar ao território de S. João da Pesqueira, encontra-se nas Bateiras. Siga para a sede de concelho até Vilarouco e apanhe a estrada EN229, em Valongo dos Azeites tem o cruzamento à direita na direção de Trevões EM504.

Google maps

Vindo de Espanha ou da cidade de Vila Nova de Foz Côa, concelho fronteiriço de S. João da Pesqueira, apanhe a EN222. Siga na direção de S. João da Pesqueira. Em Vilarouco apanhe a estrada EN229, em Valongo dos Azeites tem o cruzamento à direita na direção de Trevões EM504. É no sentido inverso do visitante que chega vindo da cidade da Régua.

Google maps

O acesso ao miradouro possui estrada asfaltada mas estreita, razão para a qual, a visita deve ser efetuada de automóvel ou minibus e o estacionamento é pequeno.

De comboio: Na cidade do Porto apanhe o comboio da Linha do Douro e saia na estação do Pinhão ou saia na Estação da Ferradosa

De cruzeiro: Deve contactar um Operador Turístico e realizar um cruzeiro no rio Douro e em minibus conheça os Miradouros de S. João da Pesqueira.

Onde comer:
Restaurante O Casarão

Especialidades: Arroz de Cabidela; Enchidos; Favas à Portuguesa
Freguesia: Trevões
Telefone: 254477247 Telemóvel: 918489493

Restaurante O Nacional
Especialidades: Bacalhau Assado, Cabrito Assado e Cozido à Portuguesa
Freguesia: Valongo dos Azeites
Telefone: 254 474 066

Onde dormir:
Hospedaria – O Casarão

Trevões
Telefone: 254477247 Telemóvel: 918489493

Em Trevões pode visitar:
Igreja Matriz de Santa Marinha é classificada monumento nacional. Elevada a paróquia no séc. XIII, possui marcas da sua antiguidade.
Paço Episcopal erigido em 1777, pelo Bispo D. Manuel Vasconcelos Pereira, é um edifício vasto, de grandiosas janelas e salas, com as armas dos Vasconcelos na fachada.
Casa do Adro – Fronteira à fachada principal da igreja matriz e junto ao Paço Episcopal, foi mandada levantar em 1605 por Baltasar de Almeida Camelo.
A capela do Mártir São Sebastião; Capela de Nossa Senhora da Piedade; Capela de Nossa Senhora da Graça; Capela de Santo António; Capela de Santa Barbara; e o Nicho do Senhor da Boa Passagem.
Museu de Trevões estrutura museológica, onde se recriam espaços ligados à vida da freguesia, legando a memória do passado.
Solar dos Caiados é um esplendoroso edifício brasonado da segunda metade do séc. XVII com capela, classificado de monumento de interesse público.
Solar dos Melos mandada edificar em 1671, possui capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição e foi classificada como Imóvel de Interesse Público em 1970.

Outras Atividades Ecoturísticas:
Percurso pedestre da Grande Rota “GR14 – Rota dos Vinhos da Europa” é uma grande rota transeuropeia (Gaia-Estrasburgo) por caminhos rurais com aproximadamente 45,4km no interior do concelho. Começa em Vale de Penela, Paredes da Beira, Trevões, Vilarouco, S. João da Pesqueira, Vale de Vila, Ferradosa, São Xisto, Vale de Figueira e Ôlas.

Integrado na gestão: Circuito dos Miradouros “ Aldeias com História”