Pesquisar

 
Miradouro da Senhora da Assunção

Localização:
Freguesia: Paredes da Beira
EM505 – Outeiro Alto / 41º03’54.03’’N 7º28’19.66’’W

Situado no cimo do Outeiro Alto a 834 metros de altitude, o miradouro possui a capela da Senhora da Assunção, uma construção do século XVIII.

Interesse paisagístico / 3 Estrelas
Usufrui de um panorama belíssimo tanto para o Douro como para a Beira-Alta, veem-se dali as serras da Estrela e do Marão.

Interesse patrimonial / 3 Estrelas
A capela da Senhora da Assunção é uma construção do século XVIII toda em pedra rebocada e caiada. No interior tem um altar com retábulo formado por quatro colunas de madeira com talha dourada e ornamentada com anjos.

Interesse desportivo / 3 Estrelas
O local tem capacidades para incrementar o pedestrianismo e bicicleta todo o terreno (BTT).

Atividades desportivas e pedestres devem ser realizadas em harmonia assim como, o ambiente e património também devem ser preservados.

Total de Estrelas: 9 Estrelas no Total de 15 Estrelas

Acesso aos Miradouros de São João da Pesqueira:
Meios de Acesso:
Automóvel, Autocarro, Comboio, Bicicleta, Pedestre e Cruzeiro.

Vindo da cidade do Porto, apanhe a A4 e sair em Amarante, apanhar a N15 em direção a Mesão Frio/Régua. Na Régua atravesse a ponte e apanhe a N222, seguir sempre a estrada marginal ao rio Douro e quando chegar ao território de S. João da Pesqueira, encontra-se nas Bateiras. Siga para a sede de concelho até Vilarouco e apanhe a estrada EN229, em Valongo dos Azeites tem o cruzamento à direita na direção de Trevões EM504 e depois EM505 até Paredes da Beira.

Google maps

Vindo da cidade de Lisboa, apanhe a A1 até Coimbra, sair para a IP3, continue até a A24 na direção a Viseu e após passar Lamego, deixar a A24 e entre na N313 em direção Régua, apanhe a N222, seguir sempre a estrada marginal ao rio Douro e quando chegar ao território de S. João da Pesqueira, encontra-se nas Bateiras. Siga para a sede de concelho até Vilarouco e apanhe a estrada EN229, em Valongo dos Azeites tem o cruzamento à direita na direção de Trevões EM504 e depois EM505 até Paredes da Beira.

Google maps

Vindo de Espanha ou da cidade de Vila Nova de Foz Côa, concelho fronteiriço de S. João da Pesqueira, apanhe a EN222. Siga na direção de S. João da Pesqueira. Em Vilarouco apanhe a estrada EN229, em Valongo dos Azeites tem o cruzamento à direita na direção de Trevões EM504 e depois EM505 até Paredes da Beira. É no sentido inverso do visitante que chega vindo da cidade da Régua.

Google maps

O acesso ao miradouro possui estrada asfaltada mas estreita, razão para a qual, a visita deve ser efetuada de automóvel ou minibus e o estacionamento é pequeno.

De comboio: Na cidade do Porto apanhe o comboio da Linha do Douro e saia na estação do Pinhão ou saia na Estação da Ferradosa

De cruzeiro: Deve contactar um Operador Turístico e realizar um cruzeiro no rio Douro e em minibus conheça os Miradouros de S. João da Pesqueira.

Onde comer:
Restaurante Cruzeiro

Especialidades: Leitão Assado; Polvo à Lagareiro; Paella
Freguesia: Paredes da Beira
Telefone: 254 463 012 Telemóvel: 967 799 022

Restaurante Aguiar
Especialidades: Bacalhau à Lagareiro; Cabrito Assado
Freguesia: Paredes da Beira
Telefone: 254 477 19

Onde dormir:
Montanhas do Douro Resort & Spa

Paredes da Beira
Telefone: 934726742

Em Paredes da Beira pode visitar:
Igreja Paroquial de S. Bartolomeu, de boa talha dourada do período barroco. A raiz do valioso templo é, seguramente, românica, embora tenha sofrido sucessivas reconstruções.
Capelas de S. Salvador e do Mártir S. Sebastião protetor dos guerreiros.
Pelourinho possui cinco degraus retangulares, lisos, de esquinas vivas.
Casa dos Lemos e Azevedos (Quinta da Corredoura), com capela privativa, exemplar da arquitetura setecentista. A fachada, pitoresca e cenográfica, da ponta final do barroco.
Estação Arqueológica da Fraga d'Aia (pinturas rupestres), e o Dólmen de Areita, com outros vestígios visíveis ao redor da antiquíssima povoação, são a prova dessa ocupação.

Outras Atividades Ecoturísticas:
Percurso pedestre da Grande Rota “GR14 – Rota dos Vinhos da Europa” é uma grande rota transeuropeia (Gaia-Estrasburgo) por caminhos rurais com aproximadamente 45,4km no interior do concelho. Começa em Vale de Penela, Paredes da Beira, Trevões, Vilarouco, S. João da Pesqueira, Vale de Vila, Ferradosa, São Xisto, Vale de Figueira e Ôlas.

Integrado na gestão: Circuito dos Miradouros “ Aldeias com História”