Pesquisar

 
Miradouro da Senhora d'Alegria

Localização:
Freguesia: Riodades
EM505 – Bairro da Senhora da Alegria / 41º01’09.10’’N 7º30’07.17’’W

O miradouro da Senhora d’Alegria com acesso de automóvel ou a pé, através de um elegante escadório, está situado a 630 metros de altitude.

Interesse paisagístico / 4 Estrelas
Miradouro onde é possível observar as casas típicas da região e as belas paisagens proporcionadas pelas montanhas em redor. A histórica e pitoresca aldeia de Riodades é digna de ser visitada.

Interesse patrimonial / 5 Estrelas
De destacar no miradouro a capela da Sra. da Alegria com acesso de automóvel ou a pé, através de um elegante escadório. Um tesouro bem guardado longe das estradas e dos grandes centros urbanos, faz parte de um património secular. Um património construído a pulso e que, por isso, tem uma dimensão humana muito forte e muito própria.

Interesse desportivo / 2 Estrelas
O local tem capacidades para incrementar o pedestrianismo e bicicleta todo o terreno (BTT).

Atividades desportivas e pedestres devem ser realizadas em harmonia assim como, o ambiente e património também devem ser preservados.

Total de Estrelas: 11 Estrelas no Total de 15 Estrelas

Acesso aos Miradouros de São João da Pesqueira:
Meios de Acesso:
Automóvel, Autocarro, Comboio, Bicicleta, Pedestre e Cruzeiro.

Vindo da cidade do Porto, apanhe a A4 e sair em Amarante, apanhar a N15 em direção a Mesão Frio/Régua. Na Régua atravesse a ponte e apanhe a N222, seguir sempre a estrada marginal ao rio Douro e quando chegar ao território de S. João da Pesqueira, encontra-se nas Bateiras. Siga para a sede de concelho até Vilarouco e apanhe a estrada EN229, em Valongo dos Azeites tem o cruzamento à direita na direção de Trevões EM504 e depois EM505 até Riodades.

Google maps

Vindo da cidade de Lisboa, apanhe a A1 até Coimbra, sair para a IP3, continue até a A24 na direção a Viseu e após passar Lamego, deixar a A24 e entre na N313 em direção Régua, apanhe a N222, seguir sempre a estrada marginal ao rio Douro e quando chegar ao território de S. João da Pesqueira, encontra-se nas Bateiras. Siga para a sede de concelho até Vilarouco e apanhe a estrada EN229, em Valongo dos Azeites tem o cruzamento à direita na direção de Trevões EM504 e depois EM505 até Riodades.

Google maps

Vindo de Espanha ou da cidade de Vila Nova de Foz Côa, concelho fronteiriço de S. João da Pesqueira, apanhe a EN222. Siga na direção de S. João da Pesqueira. Em Vilarouco apanhe a estrada EN229, em Valongo dos Azeites tem o cruzamento à direita na direção de Trevões EM504 e depois EM505 até Riodades. É no sentido inverso do visitante que chega vindo da cidade da Régua.

Google maps

O acesso ao miradouro possui estrada asfaltada mas estreita, razão para a qual, a visita deve ser efetuada de automóvel ou minibus e o estacionamento é pequeno.

De comboio: Na cidade do Porto apanhe o comboio da Linha do Douro e saia na estação do Pinhão ou saia na Estação da Ferradosa

De cruzeiro: Deve contactar um Operador Turístico e realizar um cruzeiro no rio Douro e em minibus conheça os Miradouros de S. João da Pesqueira.

Onde comer:
Restauração disponível em Paredes da Beira ou São João da Pesqueira

Onde dormir:
Alojamento disponível em Paredes da Beira ou São João da Pesqueira

Em Riodades pode visitar:
Igreja Paroquial de S. Miguel
velho templo medieval guarda ainda no seu interior uma arte sacra valiosa digna de ser reparada. A talha dourada do altar-mor é uma preciosidade, contudo em mau estado de conservação.
As capelas de S. Salvador do Mundo e a Sra. da Conceição, esta particular.
Cruzeiro sobre sete degraus e relógio de sol no remate.

Outras Atividades Ecoturísticas:
Percurso pedestre “GR14 – Rota dos Vinhos da Europa” em Vale de Penela, provas de BTT e concentração de TT.

Integrado na gestão: Circuito dos Miradouros “ Aldeias com História”