Pesquisar

 
Miradouro de Santa Cruz

Localização:
Freguesia: Várzeas de Trevões
EM504 – Ermida de Santa Cruz / 41º06’04.28’’N 7º28’26.72’’W

O miradouro de Santa Cruz encontra-se localizado na Ermida de Santa Cruz a 714 metro de altitude ladeado de floresta e vinhas.

Interesse paisagístico / 3 Estrelas
Deste ponto é possível ver a norte o vale do rio Torto e no horizonte o concelho de S. João da Pesqueira, a sul avista-se o vale do rio Távora e a vila de Tabuaço e o Mosteiro de São Pedro das Águias.

Interesse patrimonial / 3 Estrelas
Vale a pena subir à ermida de Santa Cruz, local onde antigamente se faziam as romarias de veneração. Festeja-se a Santa Cruz, a 3 de Maio.

Interesse desportivo / 3 Estrelas
O local tem capacidades para incrementar o pedestrianismo, bicicleta todo o terreno (BTT), orientação e o birdwatching.

Atividades desportivas e pedestres devem ser realizadas em harmonia assim como, o ambiente e património também devem ser preservados.

Total de Estrelas: 9 Estrelas no Total de 15 Estrelas

Acesso aos Miradouros de São João da Pesqueira:
Meios de Acesso:
Automóvel, Autocarro, Comboio, Bicicleta, Pedestre e Cruzeiro.

Vindo da cidade do Porto, apanhe a A4 e sair em Amarante, apanhar a N15 em direção a Mesão Frio/Régua. Na Régua atravesse a ponte e apanhe a N222, seguir sempre a estrada marginal ao rio Douro e quando chegar ao território de S. João da Pesqueira, encontra-se nas Bateiras. Siga para a sede de concelho até Vilarouco e apanhe a estrada EN229, em Valongo dos Azeites tem o cruzamento à direita na direção de Trevões EM504 até Várzea de Trevões.

Google maps

Vindo da cidade de Lisboa, apanhe a A1 até Coimbra, sair para a IP3, continue até a A24 na direção a Viseu e após passar Lamego, deixar a A24 e entre na N313 em direção Régua, apanhe a N222, seguir sempre a estrada marginal ao rio Douro e quando chegar ao território de S. João da Pesqueira, encontra-se nas Bateiras. Siga para a sede de concelho até Vilarouco e apanhe a estrada EN229, em Valongo dos Azeites tem o cruzamento à direita na direção de Trevões até Várzea de Trevões.

Google maps

Vindo de Espanha ou da cidade de Vila Nova de Foz Côa, concelho fronteiriço de S. João da Pesqueira, apanhe a EN222. Siga na direção de S. João da Pesqueira. Em Vilarouco apanhe a estrada EN229, em Valongo dos Azeites tem o cruzamento à direita na direção de Trevões EM504 até Várzea de Trevões. É no sentido inverso do visitante que chega vindo da cidade da Régua.

Google maps

O acesso ao miradouro é em terra batida razão para a qual, a visita deve ser efetuada de automóvel ou minibus e o estacionamento é pequeno.

De comboio: Na cidade do Porto apanhe o comboio da Linha do Douro e saia na estação do Pinhão ou saia na Estação da Ferradosa

De cruzeiro: Deve contactar um Operador Turístico e realizar um cruzeiro no rio Douro e em minibus conheça os Miradouros de S. João da Pesqueira.

Onde comer:
Restauração disponível em Paredes da Beira, Trevões ou São João da Pesqueira

Onde dormir:
Alojamento disponível em Paredes da Beira, Trevões ou São João da Pesqueira

Em Várzeas de Trevões pode visitar:
Primitiva Igreja Matriz, construída em 1708, mediante licença do bispo de D. Manuel Tomás de Almeida. Contudo foi abandonada e, em 1760, ergueu-se a atual igreja como capela, “uma das mais belas da diocese de Lamego”.
Capela de Mártir São Sebastião.
A Casa dos Franco
, o Pelourinho, o Cruzeiro e a Fonte Romana.

Outras Atividades Ecoturísticas:
Provas de BTT e concentração de TT.

Integrado na gestão: Circuito dos Miradouros “ Aldeias com História”