Pesquisar

 
Miradouro de São Domingos

Localização:
Freguesia: Castanheiro do Sul
EM504 – Monte de São Domingos / 41º07’19.57’’N 7º30’36.47’’W

Este miradouro caracteriza-se por estar situado na transição do concelho vinhateiro e norte e o concelho granítico a sul. Do alto dos seus 663 metros altitude descobre-se os contrastes marcantes deste concelho situado no Coração do Douro.

Interesse paisagístico / 3 Estrelas
Do monte de São Domingos avista-se a vila de Tabuaço e o vale do rio Távora a sul e o vale do rio Torto com as suas típicas quintas produtoras de vinho do Porto a norte. Vales com imensos vinhedos.

Interesse patrimonial / 3 Estrelas
O monte de São Domingos possui a Capela de Santa Cruz e tem romaria concorrida a 3 de Maio. O povo, nesse dia, ocupa o monte do santuário, improvisando mesas para o tradicional banquete de confraternização.

Interesse desportivo / 3 Estrelas
O local tem capacidades para incrementar o pedestrianismo, bicicleta todo o terreno (BTT) e a orientação.

Atividades desportivas e pedestres devem ser realizadas em harmonia assim como, o ambiente e património também devem ser preservados.

Total de Estrelas: 9 Estrelas no Total de 15 Estrelas

Acesso aos Miradouros de São João da Pesqueira:
Meios de Acesso:
Automóvel, Autocarro, Comboio, Bicicleta, Pedestre e Cruzeiro.

Vindo da cidade do Porto, apanhe a A4 e sair em Amarante, apanhar a N15 em direção a Mesão Frio/Régua. Na Régua atravesse a ponte e apanhe a N222, seguir sempre a estrada marginal ao rio Douro e quando chegar ao território de S. João da Pesqueira, encontra-se nas Bateiras. Siga para a sede de concelho até Vilarouco e apanhe a estrada EN229, em Valongo dos Azeites tem o cruzamento à direita na direção de Trevões EM504 até o Castanheiro do Sul.

Google maps

Vindo da cidade de Lisboa, apanhe a A1 até Coimbra, sair para a IP3, continue até a A24 na direção a Viseu e após passar Lamego, deixar a A24 e entre na N313 em direção Régua, apanhe a N222, seguir sempre a estrada marginal ao rio Douro e quando chegar ao território de S. João da Pesqueira, encontra-se nas Bateiras. Siga para a sede de concelho até Vilarouco e apanhe a estrada EN229, em Valongo dos Azeites tem o cruzamento à direita na direção de Trevões EM504 até o Castanheiro do Sul.

Google maps

Vindo de Espanha ou da cidade de Vila Nova de Foz Côa, concelho fronteiriço de S. João da Pesqueira, apanhe a EN222. Siga na direção de S. João da Pesqueira. Em Vilarouco apanhe a estrada EN229, em Valongo dos Azeites tem o cruzamento à direita na direção de Trevões EM504 até o Castanheiro do Sul. É no sentido inverso do visitante que chega vindo da cidade da Régua.

Google maps

O acesso ao miradouro possui estrada asfaltada mas estreita, razão para a qual, a visita deve ser efetuada de automóvel ou minibus e o estacionamento é pequeno.

De comboio: Na cidade do Porto apanhe o comboio da Linha do Douro e saia na estação do Pinhão ou saia na Estação da Ferradosa

De cruzeiro: Deve contactar um Operador Turístico e realizar um cruzeiro no rio Douro e em minibus conheça os Miradouros de S. João da Pesqueira.

Onde comer:
Restauração disponível em Paredes da Beira ou São João da Pesqueira

Onde dormir:
Alojamento disponível em Paredes da Beira ou São João da Pesqueira

Em Castanheiro do Sul pode visitar:
Igreja Paroquial do Séc. XVIII, equilibrada e elegante, foi restaurada em 1798. Numa data mais recente ficou privada e da sua talha dourada desconhece-se o paradeiro, ficando assim, empobrecido o património do povo castanheirense.
Capela de Santa Cruz que se situa no monte de S. Domingos. No centro ficam as Capelas do Mártir S. Sebastião e da Senhora de Belém.
Havia ainda a Capela de S. João mas foi vendida e transformada em palheiro.
Largo do Pelourinho (ou do cruzeiro) é um imponente Cruzeiro que apresenta cruz alta, latina, estriada e de belo efeito sobre capitel.
Fonte da Vila Velha e Fonte da Azinheira.

Outras Atividades Ecoturísticas:
Provas de BTT e concentração de TT.

Integrado na gestão: Circuito dos Miradouros “ Aldeias com História”