Pesquisar

 
PR4 - Rota das Oliveiras

Descrição

O PR4 “Rota das Oliveiras” inicia-se em S. João da Pesqueira, no largo da Devesa, rumando a Norte por um caminho entre muros do qual, após passar pela ETAR, se avista a Quinta do Lodeiro.
Por caminhos bem definidos ladeados de oliveiras e vinhas, rapidamente se chega a estrada asfaltada que liga a S.João da Pesqueira a Nagoselo do Douro. Percorridos cerca de 600 metros toma-se um caminho, à esquerda, que desce para o vale, até à Qtª. da Videira Grande. Percorrendo a Estrada dos Enxertos, e junto ao cruzeiro, existe a possibilidade de caminhar em direção à capela de N.Srª de Lurdes, onde podemos observar a imensidão do vale do Douro.

Após visitar este local retome o caminho percorrido subindo agora por um caminho até chegar à capela de Stº António. Pela rua do Outeiro desce-se até ao largo do Adro e daqui, atravessando a rua do Loureiro, a rua dos Paus e a rua do Sr. do Alívio depressa se chega à estrada que liga Nagoselo do Douro a Soutelo do Douro.

Caminho – S. João da Pesqueira
Passada a capela de Sto. Amaro, junto à Quinta da Portela, e percorrendo a rua do Cabo da Vila, rapidamente se chega ao largo 25 de Abril, praça central desta Freguesia, rodeada de construções de grande interesse arquitectónico.

Após o imponente pelourinho sobe-se pela rua do Adro, passa-se a Igreja Matriz e toma-se a rua dos Olivais em direcção à Capela de N. Sra. das Neves.
Passando pelo pelourinho Manuelino do século XVI e pela Igreja Matriz suba a rua dos Olivais. Percorra o caminho tradicional, ladeado de castanheiros, até a Capela de N.Senhora das Neves onde podemos avistar panorâmicas deslumbrantes, destacando-se os vários sistemas de plantação de vinha e olival que se prolongam até ao rio Douro.
Retomando o percurso pedestre, e caminhando agora por uma estrada de asfalto que leva a um cruzamento vire à esquerda, em direcção a Nagoselo do Douro. Passados cerca de 800 metros, e junto a um armazém agrícola, vire à direita por um caminho público que desce para o vale por onde se segue em direcção a S. João da Pesqueira.
Após atravessar a estrada que liga a Nagoselo do Douro continua-se por um caminho paralelo à escola secundária e que afunila numa estreita e antiquíssima quelha desembocando no caminho inicial do percurso de volta ao largo da Devesa.
 

 

PR4 - Rota das Oliveiras

 

Ficha técnica

Partida e chegada: Largo da Devesa, S. João da Pesqueira
Âmbito: Desportivo, cultural e paisagístico
Tipo de Percurso: De pequena rota, por caminhos antigos e tradicionais, alguns caminhos agrícolas e, junto às aldeias algum asfalto
Total do percurso: 19.400 m
Nível de dificuldade: Médio / Alto
Desníveis acumulados: 325 m
Desníveis: Pouco significativos
Época aconselhada: Todo o ano

Distâncias entre os pontos mais significativos
S. João da Pesqueira Nagoselo do Douro – 6.600 m
Nagoselo do Douro N. Srª de Lurdes – 1.200 m (Ramal)
Nagoselo do Douro Soutelo do Douro – 2.000 m
Soutelo do Douro N. Srª das Neves – 1.300 m
N. Srª das Neves S. João da Pesqueira – 7.100 m

Altitudes
São João da Pesqueira – 590 m
Nagoselo do Douro – 360 m
N. Srª de Lurdes – 405 m
Soutelo do Douro – 450 m
N. Srª das Neves – 685 m