Pesquisar

 
Banco Local de Voluntariado

O Banco Local de Voluntariado de S. João da Pesqueira é uma unidade de organização e regulamentação de Voluntariado, promovido pelo Departamento de Acção Social e Cultural do Município de S. João da Pesqueira.

Ciente de que o Voluntariado constitui um importante recurso para o desenvolvimento da sociedade, assim como um complemento das acções das instituições, o Banco Local de Voluntariado de S. João da Pesqueira vem convidar todos aqueles que de forma livre, desinteressada e responsável, num compromisso altruísta, esteja interessado em dedicar o seu tempo livre em prol de acções de voluntariado no âmbito de uma determinada entidade promotora.

O Banco Local de Voluntariado está ao serviço da comunidade de S. João da Pesqueira com o objectivo de melhorar a qualidade de vida e bem-estar da população e corresponde a uma decisão livre dos voluntários, apoiada em motivações e opções pessoais com o ideal de apoiar boas causas.

OBJECTIVOS

O Banco Local de Voluntariado tem como objectivo promover o encontro entre a oferta e a procura de voluntariado, acolhendo candidaturas de pessoas interessadas em fazer voluntariado, bem como receber solicitações de voluntários, por parte de entidades promotoras.

QUEM PODE SER VOLUNTÁRIO?

Pessoas que de forma livre, desinteressada e responsável se comprometem, de acordo com as suas aptidões próprias e tempo livre, a realizar acções de voluntariado no âmbito de uma organização promotora.
Aqueles que estão interessados em desempenhar o papel de Voluntários, encontram nos Bancos Locais de Voluntariado, um espaço adequado para registar a sua disponibilidade e fazer chegar o interesse manifesto às instâncias promotoras de programas específicos.

ORGANIZAÇÕES PROMOTORAS

Pessoas colectivas de natureza pública ou privada, socialmente reconhecidas, que reúnem condições para integrar voluntários e coordenar o exercício da sua actividade em vários domínios: cívicos; acção social; saúde; educação; ciência e cultura; defesa do património e do ambiente....

PRINCIPIOS ENQUADRADORES DO VOLUNTARIADO

O voluntariado obedece aos princípios da solidariedade, da participação, da cooperação, da complementaridade, da gratuitidade, da responsabilidade e da convergência.

SOLIDARIEDADE traduz-se na responsabilidade de todos os cidadãos pela realização dos fins do voluntariado.

PARTICIPAÇÃO implica a intervenção das organizações representativas do voluntariado em matérias respeitantes aos domínios em que os voluntários desenvolvem o seu trabalho.

COOPERAÇÃO envolve a possibilidade de as organizações promotoras e as organizações representativas do voluntariado estabelecerem relações e programas de acção concertada.

COMPLEMENTARIDADE pressupõe que o voluntário não deve substituir os recursos humanos considerados necessários à prossecução das actividades das organizações promotoras, estatutariamente definidas.

GRATUITIDADE pressupõe que o voluntário não é remunerado, nem pode receber subvenções ou donativos, pelo exercício do seu trabalho voluntário.

RESPONSABILIDADE reconhece que o voluntário é responsável pelo exercício da actividade que se comprometeu realizar, dadas as expectativas criadas aos destinatários do trabalho voluntário.

CONVERGÊNCIA determina a harmonização da acção do voluntário com a cultura e objectivos institucionais da entidade promotora.

 

COMO ADERIR AO PROJECTO?

Caso esteja interessado em fazer parte deste projecto, faça o download e preencha a ficha de inscrição de forma legível e entregue no Departamento de Acção Social e Cultural da Câmara Municipal de S. João da Pesqueira ou envie por correio electrónico para o endereço blvoluntariado@sjpesqueira.pt

 

Ficha de Inscrição para Entidades

Ficha de Inscrição para Voluntários

 

Enquadramento Legal do Voluntariado: Lei 71/98 e DL 389/99

 

PARA MAIS INFORMAÇÕES:

Banco Local de Voluntariado
Edifício CMAJ
Adro de Santa Maria, 5
5130-333 S. João da Pesqueira
Tel. 254 489 999
E-mail: blvoluntariado@sjpesqueira.pt