Pesquisar

 
Castanheiro do Sul

Antiga sede de concelho, extinto em 1855, a vila de Castanheiro do Sul assume, actualmente, os contornos político-administrativos de uma das mais importantes freguesias do concelho de São João da Pesqueira. A sua posição e a fertilidade dos seus terrenos em “centeio, azeite e muito bom vinho” desde cedo agradaram aos monges cistercienses de São Pedro das Águias que alargaram a sua influência e autoridade a esta terra.

A vila de Castanheiro, enquanto concelho, compreendia os lugares da Espinhosa e do Pereiro (hoje pertencente ao concelho de Tabuaço) e era uma nullius diocesis (não pertencia à diocese, embora constituísse um território eclesiástico semelhante a uma) pelo que o abade de São Pedro das Águias tinha sobre Castanheiro os mesmos poderes que um bispo, podendo conferir ministérios e confirmações.

Aqui, os vestígios de herança judaica não são numerosos, contrastando com as localidades vizinhas, pois só se identifica uma antiga morada, mas a beleza das suas paisagens naturais incentivam o passeio e a descoberta dos antigos caminhos que conduziram o êxodo sefardita que vindo de nascente, atravessou o rio Távora, até ao ábdito.

The small town of Castanheiro do Sul was seat of county and extinct in 1855. At this moment it assumes political-administrative contours of one of the most important parishes of S. João da Pesqueira. The production of rye, olive oil and wine at an early age pleased the Cister monks of S. Pedro de Águias who extended their influence and authority to this land.

The small town of Castanheiro do Sul, as county, comprised the places of Espinhosa and Pereiro (now belonging to the municipality of Tabuaço) and was a nullius diocesis (it did not belong to the diocese, although it constitued na ecclesiastical territory similar to one) reason why the abbot of S. Pedro das Águias had the same powers over Castanheiro do sul as a bishop, and could confer ministries and confirmations.

The traces of jewish heritage are not numerous, contrasting with neighboring localities, since only an ancient dwelling is identified, but the beauty of its natural landscape encourage the walk and the discovery of the ancient ways that led to the sephardic exodus thah came from the source, crossed the Távora River, to the extreme.

 

Mais informações em: | More information at:

Mapa interactivo dos vestígios encontrados