Pesquisar

 
Caracterização

O município de S. João da Pesqueira fica no coração da Região Demarcada do Douro. A freguesia sede recebeu o mais antigo foral de que há memória.
Para além do património edificado, S. João da Pesqueira prima pelas belíssimas paisagens, com os vinhedos como marca dominante. As amendoeiras em flor alegram os Invernos e o município tem como raiz e identidade o rio Douro. A singularidade das paisagens é completada por povoações pitorescas, encravadas nas encostas, vizinhas dos vinhedos nos socalcos de xisto.

Mais de metade da sua área (setentrional) expande-se dentro dos limites da Região Demarcada do Douro sendo o Concelho um dos maiores e melhores produtores de Vinho Fino ou generoso, mundialmente conhecido por Vinho do Porto e onde se instalaram as primeiras empresas do sector com representatividade nacional. Os vinhos generosos (finos) e de mesa são o suporte mais importante do sector primário, com expoente nas duas adegas cooperativas (nas freguesias sede do concelho e Trevões). Para além das quais conta ainda com a Qt. da Nogueira (privada), bem como outras Quintas (produtoras/ exportadoras) de estrutura e dimensão empresarial que somam mais de 75 quintas espalhadas pela área do município pesqueirense (algumas fora da região demarcada do Douro). Quintas estas que ajudam a conferir ao Concelho o seu carácter rural e fundiário.

Por estar integrado na Região Demarcada do Douro, o Concelho de S. João da Pesqueira é aquele que apresenta a maior área na zona classificada de Património mundial, reconhecido pela sua antiguidade, pelos seus terraços e pelo cruzamento de culturas. É esta conjugação de factores que fazem dele o ex-libris da região do Douro.
A par da vinha (e do vinho) que reforçou a sua presença aqui através da reconversão de outras culturas que lhe cederam lugar (cereais, oliveira, figueira e amendoeira), o concelho é ainda um bom produtor de carnes, de fruta e de produtos florestais, com a silvicultura a marcar destaque na zona meridional (mais fria).

Assim, o Concelho apresenta um clima predominantemente continental com invernos muito frios e verões muito quentes, forte condicionante das culturas. Por não haver mais terra, as arribas alcantiladas (tipicamente alto- duriense), de escasso húmus, usufruíram do engenho e da mão do homem que favoreceram a construção dos admiráveis socalcos que trepam do grande Rio às cumeadas azulinas das montanhas; e que não deixam indiferentes aqueles que por cá passam.
S. João da Pesqueira integra a Rota dos Vinhos da Europa (GR14) e surge no Douro como um dos mais belos itinerários a conhecer: Monumentos, história, fidalguia, vinha, vinho, calços, patamares imponentes, amendoeiras em flor, achados arqueológicos, arte gastronomia e muito mais.
Como podemos verificar mais adiante, é vasto o património arquitectónico, civil e religioso, que marca épocas, estilos e gostos.

S. João da Pesqueira é um município constituído pelas freguesias de Castanheiro do Sul, Ervedosa do Douro, Espinhosa, Nagoselo do Douro, Paredes da Beira, Pereiros, Riodades, S. João da Pesqueira, Soutelo do Douro, Trevões, Vale de Figueira, Valongo dos Azeites, Várzeas e Vilarouco.
Actividades Económicas - A agricultura é a principal actividade económica em S. João da Pesqueira, ocupando mais de metade da população activa. A indústria, o comércio e os serviços empregam apenas uma pequena parte da população. Na agricultura, a vinha assume uma importância vital. A freguesia de Ervedosa tem os mais altos valores de produção de Vinho do Porto, na Região Demarcada do Douro. S. João da Pesqueira cresceu e consolidou-se com o desenvolvimento da viticultura. O rio Douro foi desde cedo a rota privilegiada das relações comerciais com o litoral, para onde os famosos vinhos eram transportados, rumo à fama e à fortuna.

O azeite e a amêndoa constituem também uma parte importante da produção agrícola de S. João da Pesqueira. Pouco antes da Primavera, o espectáculo das amendoeiras em flor desdobra-se pelos horizontes sinuosos, constituindo um verdadeiro motivo de atracção turística.
Gastronomia e Artesanato O cabrito assado no forno é o prato mais típico de S. João da Pesqueira. São também famosas as alheiras, o bolo de Páscoa e as bolas de carne e de azeite. Os biscoitos económicos de Ervedosa são muito apreciados. Na doçaria tradicional destacam-se, a bola de amêndoa, as cavacas e o bolo negro de Soutelo do Douro. O mel de Vilarouco também é muito apreciado. Mas a gastronomia de S. João da Pesqueira tem nos seus vinhos o ponto mais alto e delicado.

Do artesanato tradicional, já pouco subsiste, mas é ainda possível encontrar alguns funileiros, sapateiros e cesteiros à moda antiga.
Feiras e Romarias A Feira da Senhora do Monte é uma das mais representativas e concorridas da região. No dia 1 de Setembro, dia de feira anual, realiza-se corrida de cavalos, concurso pecuário e corrida de toiros.

Na 1ª semana de Setembro, decorre a Vindouro – Festa da Vinha e do Vinho do Douro. Exposição de Vinhos, visitas a quintas, palestras e colóquios relacionados com a cultura da vinha, leilão de vinhos, jantar e mercado pombalino, são algumas das actividades a salientar neste evento de promoção de todo o concelho de S. João da Pesqueira.
No dia do Corpo de Deus realiza-se uma romaria a S. Salvador do Mundo. No último domingo de Agosto, é a vez de homenagear Nossa Senhora dos Remédios.
O feriado municipal é a 24 de Junho, dia de S. João. Por todo o município, ao longo do ano, realizam-se festas e romarias aos santos padroeiros das freguesias. Tempos Livres As terras de S. João da Pesqueira têm as condições ideais para a caça e pesca. O javali, o coelho e a perdiz são as espécies que abundam nesta região. O Parque Desportivo e Recreativo da Mata do Cabo, onde se inclui a Piscina e o Parque de Campismo, e o Complexo Turístico da Ferradosa, junto ao rio Douro, possibilitam agradáveis momentos de lazer.

Classificado em 2001, como parte integrante do Alto Douro Vinhateiro Património Mundial, o concelho de S. João da Pesqueira, prima pelo carácter de unicidade da paisagem construída, assente na cultura da vinha e do vinho, e no quotidiano das populações que aqui diariamente contribuem para a sua constante transformação.

 

Dados gerais

Concelho de S. João da Pesqueira
Área Total: 267,6 Km2
População Residente: 8653 habitantes
Freguesias: 14
Área média das freguesias: 19,1 Km2

Situação geográfica

Localização: a Sul do rio Douro (que limita o concelho a Norte) e a Nordeste da capital do Distrito (Viseu).
Extensão: 266,5 Km2
Freguesias: 14
Altitude Média: 600 mt.
Paisagem: De montanha (a Sul) e em declive nos pendores (a Norte) para o rio Douro, com toda a imponência dos anfiteatros de xisto que sustentam as vinhas.
Épocas aconselhadas: Fins de Fevereiro/ Março - Amendoeiras em flor. Julho e Agosto - Festas e romarias. Outubro - Vindimas.

Acessos

Porto - Amarante - A4
Régua - EN222
Porto - Régua - EN222
Viseu - Lamego - Régua - A24
Guarda - Celorico da Beira em direcção a V. N. Foz Côa - Touça - Horta de Numão - EN222
Viseu - Sátão - Sernancelhe - Penedono - EN229