Pesquisar

 
CASES/IEFP
Subsidio de desemprego como ter direito 1 200 200
Logo cases v3a 1 200 200

O Gabinete de Empreendedorismo da Câmara Municipal de São João da Pesqueira apoia os munícipes na elaboração e submissão de candidaturas ao Programa Nacional de Microcrédito promovido pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), que facilita o acesso ao crédito através de um financiamento de pequeno montante, destinado a apoiar a concretização de projetos cujo limite máximo de financiamento é de 20.000,00 €.

A taxa de juro máxima a suportar pelo empreendedor é de 3,5% ao ano, sendo o excedente suportado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP). O programa terá um período de carência de capital de 24 meses, e deverá ser reembolsado em 60 prestações mensais iguais de capital, com acréscimo do valor mensal dos juros. No primeiro ano, os juros estão a cargo do IEFP, no segundo e terceiro anos suportará 2,25% da taxa de juro aplicada. Como garantia poderá ser exigida uma livrança avalizada até 25% do crédito.

Os projetos integrados no Programa Nacional de Microcrédito podem beneficiar de apoio técnico à sua criação e consolidação, durante os dois primeiros anos, sendo este assegurado pelas entidades representativas do setor cooperativo e da economia social que integram a CASES ou por entidades constituintes da rede de entidades privadas sem fins lucrativos ou autarquias locais credenciadas pelo IEFP, IP, como é o caso da Câmara Municipal de São João da Pesqueira.

O Programa Nacional de Microcrédito tem como destinatários:
- Todos aqueles que tenham particulares dificuldades de acesso ao mercado de trabalho e estejam em risco de exclusão social, possuam uma ideia de negócio viável, perfil de empreendedores e formulem e apresentem projetos viáveis para criar postos de trabalho.
- Micro entidades e as cooperativas até 10 trabalhadores, incluindo neste número os cooperadores trabalhadores, que apresentem projetos viáveis com criação líquida de postos de trabalho, em especial no domínio da atividade na área da economia social.

Microcredito 1 710 999